FASCINANTE

05/07/2018

POR VEZES PODE SER VÁLIDO FANTASIAR A REALIDADE

Com toda certeza, nem sempre a realidade é o melhor
para viver a vida, assim, não custa muito tentar fantasiá-la,
adequando-a aos nossos sonhos e desejos...
Mas nem sempre é possível conseguir faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial

POR VEZES PODE SER VÁLIDO FANTASIAR A REALIDADE
Marcial Salaverry

Considerando que muitas vezes a realidade da vida nem sempre é como gostariamos que fosse, e assim, aparece o desejo de modificá-la, ou então, fantasiá-la adequando-a aos nossos sonhos, pois fantasiar a realidade seria uma maneira de viver a vida bem diferente do que ela realmente é.

Assim, com total certeza, um de nossos maiores desejos é poder "consertar o mundo", e deixá-lo como poderia ser melhor para nele vivermos, pelo menos é assim que pensamos e desejamos...

Existe tanta coisa errada sendo feita por aí, tantas maldades praticadas impunemente, seja contra pessoas, seja contra a Natureza, com a corrupção correndo solta e impune, e na maioria das vezes o máximo que podemos fazer é nos indignarmos contra esse estado de coisas, e desejar que os culpados sejam punidos. O triste da realidade contudo, é que essa punição quase nunca acontece, seja porque as leis são muito brandas, seja porque a corrupção e a incompetência são obstáculos praticamente intransponíveis para o chamado " longo braço da lei", uma vez que a lei, em certos casos,  geralmente é maneta e atende a quem melhor souber manobrá-la, e assim sendo, resta-nos apenas e tão somente fantasiar a realidade, e colocarmos o imaginário para trabalhar, pensando em como poderia ser essa realidade, em que os culpados deveriam ser punidos, provando do amargo remédio que "fabricam".

Por exemplo, a melhor punição para os poluidores de nossos rios, seria obriga-los a um longo mergulho, para que eles sentissem na própria pele o que os infelizes peixes sentem em suas escamas. Assim, eles poderiam sentir como é triste ver os animais tentando respirar sem conseguir. 
Aos que promovem as queimadas em nossas matas, deixa-los em meio a um incêndio, para que sintam como se sentem aqueles que estão acuados em meio às chamas causadas, muitas vezes, deliberadamente. Para os que amealharam bilhões com a corrupção, serem obrigados a viver com um salário mínimo apenas...

E assim com todas as iniquidades que vemos impunes. Seria uma realidade dura para eles, mas que, em sobrevivendo, certamente não mais incidiriam nos mesmo crimes.
Certamente não nos faltarão idéias para imaginar as punições adequadas para cada crime cometido.  Seria desenterrar a velha Lei de Talião (olho por olho, dente por dente).
Existem, contudo, certos crimes para os quais seria difícil imaginar punições adequadas, pois são crimes cometidos contra a alma das pessoas.

Existe um sem número de exemplos, em que fantasiar a realidade talvez seja o melhor, pois a realidade parece ser tão fantasiosa que extrapola nosso imaginário.  A criatividade com que políticos corruptos "explicam" suas falcatruas, por exemplo.  Haja imaginação.
Talvez seja por isso que as novelas entraram tanto no gosto popular, eis que geralmente nossos autores usam e abusam da criatividade, sempre fantasiando a realidade, mostrando na telinha a vida como ela deveria ser, com os maus sendo punidos no fim, e os bonzinhos sendo premiados, assim como é fácil para alguém regenerar-se, tornando  bem gostosa a vida nas novelas.  Sempre há um jeito pra tudo. Como seria linda a vida se assim fosse a realidade.

Assim poderemos fazer.  Se nosso desejo for fazer uma viagem, podemos deixar nossa imaginação sair voando por aí, e faze-la sem sair de nosso sofá. Se amamos alguém que não temos por perto, usando a bem a força do pensamento poderemos sentir sua presença, e se facilitar, até o cheiro, até seu abraço, ou algo mais, pois em sonho vale tudo...

Não custa fantasiar a realidade, e até ajuda um pouco a viver, a encarar a verdade nua e crua, uma vez que vivemos, na realidade, num mundo cheio de inveja, de cobiça, de maldade, de pessoas que adoram prejudicar seus semelhantes.  E seria bom demais se fosse diferente. Se esses "defeitos de fabricação" que certas pessoas apresentam não existissem.
Enfim... Não custa sonhar, idealizar, imaginar... Imaginemos, por exemplo, UM LINDO DIA, e assim vivamos este dia, que poderá realmente ser um lindo dia, se fizermos nossa parte para o conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário