FASCINANTE

07/07/2018

ERRARE HUMANUM EST

A certeza mais certa que existe,
é que todos estamos sujeitos a cometer erros na vida,
seres humanos que somos...
Portanto ninguem tem o direito de se considerar
perfeito e infalivel, e jamais passível de críticas...
Nunca esquecendo de que HERRAR É UMANO...
Osculos e amplexos,
Marcial

ERRARE HUMANUM EST
Marcial Salaverry
                                       
Certamente é uma grande verdade, pois com certeza, reconhecer que todos podemos errar, é a coisa mais certa que podemos fazer, e uma das maiores verdades que já ouvimos em nossa vida, essa que nos fala da importância de saber que todos podemos errar, e principalmente de saber reconhecer quando e porque errou.

Contudo, é preciso reconhecer que existem muitas pessoas que se dizem incapazes de perdoar erros alheios, pois se julgam perfeitas, e portanto, não cometem erros, claro que segundo seu julgamento pessoal, mas na verdade isso não existe, pois todos nós somos passíveis de erros.  A perfeição é algo que inexiste, mas certamente é muito fácil apontar erros alheios, porém muito mais difícil é aceitar e reconhecer os próprios.

Nessa caso cabe a pergunta que não quer calar: "Por que será tão difícil aceitar nossa falibilidade? Por que será tão fácil apontar falhas de outrem?"  Não se esqueçam de que, ao apontar com o dedo indicador para alguém, existem três outros dedos apontando para seu peito...

L’Inconnu nos brinda com linda mensagem, enfocando com propriedade este assunto.
 "Aquele que não pode perdoar, destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar”.
 
Claro que a incapacidade de perdoar acaba nos deixando como que insensíveis, deixando-nos  mais duros, e tirando inclusive, a capacidade de reconhecer os próprios erros.  Acabaremos criando uma capa de infalibilidade que na verdade inexiste para os seres humanos, e só existe na cabeça daqueles que assim se julgam...

Paralelamente,  essa dureza excessiva também criará nas outras pessoas uma expectativa de nos dar o troco quando falharmos.  Da mesma maneira que não fomos capazes de relevar eventuais "mancadas" alheias, ninguém nos desculpará por uma "rata" nossa, por menor que ela seja.

Existem erros e erros, e alguns podem relevados quando revelados, por não terem um alcance muito grande, contudo existem falhas que quando cometidas provocam muitos prejuizos, e essas, precisam ser punidas, porém, essa punição deverá ser aplicada por quem de direito.  Nunca por quem não tiver autoridade para tanto, justamente por isso existe um julgamento, com juiz e júri, e mesmo assim pode haver algum erro de julgamento, porque todos estão sujeitos a enganos.

Portanto, sempre deveremos ter em mente que nosso julgamento é sujeito a falhas, e assim como podem ser nossos atos.  E, da mesma maneira que estamos julgando os erros de alguém, teremos nossos erros julgados amanhã, e certamente não gostaremos de ser analisados com a mesma dureza com que fazemos nosso julgamento de hoje.

Existe uma outra frase famosa, também do meu amigo L'Inconnu : "Errar é humano... Perdoar é divino".
Claro que, conforme o que tenha acontecido, não é muito fácil perdoar-se alguém, mas sempre deveremos nos perguntar se agiríamos de maneira diferente, em se trocando as posições.  Sempre deveremos nos colocar do outro lado, para sentir como gostaríamos de ser tratados.  E assim agir...

E com essa idéia, sem qualquer ressentimento, vamos ter um LINDO DIA, mas se por acaso eu estiver errado desejando um lindo dia a todos, aceito que me digam, não podemos nos esquecer de que "Herrar é umano..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário