FASCINANTE

12/11/2017

É IMPORTANTE SABER CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA

Meu espaço termina onde começa o seu, e vice versa...
Esta é uma "imexível" lei da vida, que deve ser
entendida e seguida para quem sabe cuidar da própria vida,
e sabe respeitar a vida alheia...
Osculos e amplexos,
Marcial

É IMPORTANTE SABER CUIDAR DA PROPRIA VIDA
Marcial Salaverry

Realmente é muito importante ter essa noção sobre a vida, mas infelizmente nem todos respeitam esse inalienável direito do ser humano, pois infelizmente sempre existirá alguém que poderá se achar no direito de determinar o destino de outras, dizendo o que se deve ou não fazer, e se tem ou não capacidade para executar certas funções, ou para seguir determinada carreira. São pessoas que se acham "donas da verdade", esquecendo-se de que existe o livre arbítrio...
A grande verdade é que  cada qual sabe de seu destino, e o que fazer ou não de sua vida, e é isso que se chama livre arbítrio. Podemos achar que determinadas pessoas são ou não capacitadas, conforme nossa opinião, mas o que não podemos é impor essa nossa opinião aos outros. Ou seja, o simples fato de não gostarmos de um cantor, de um artista, enfim seja lá do que for, não nos dá o direito de querer impor a todos que tal pessoa é incompetente, não tem valor. Cada qual tem o direito de ter seu julgamento, e assim, não podemos querer que todos pensem igual.
Se não gostamos de um cantor, basta mudarmos de estação quando ele começa a cantar, e não comprarmos seus discos, ou simplesmente usarmos a tecla Del. Agora, perder tempo tentando convencer aos outros que esse cantor não presta, é no mínimo irracional. É querer convencer a todos os que gostam do cantor que são pessoas que não tem capacidade de julgar, que não tem bom gosto artistico.
E não é por aí, pois tanto o cantor tem direito de exercer sua profissão, como as pessoas que o apreciam tem o direito de gostar. Assim diz nosso direito à liberdade de opinião.
Pessoas assim, que se julgam "donos da verdade", gostam de tentar manipular a opinião dos outros. E muitas vezes se esquecem de viver sua vida.
Não se deve querer determinar a ninguém o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido, segundo nosso enfoque de vida. E isso, se a pessoa desejar receber informações. Todos devem ter a chance de errar, ou de acertar.
Gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz: "Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu... "
Não podemos esquecer que Paulo Coelho é um escritor de renome, mas muita gente não o aprecia. Garanto que ele não se preocupa nem um pouquinho com quem o critica, pois o número de seus apreciadores é bem superior. Portanto...
A grande verdade é que nem todas as opiniões são iguais. Se não gostamos de alguém, não quer dizer que esse alguém não preste. É uma opinião nossa, particular, e devemos respeitar a opinião de quem gosta.
E particular deve permanecer, salvo se alguém perguntar o que pensamos sobre o assunto. Nessas condições, sim, é válido darmos nossa opinião. Caso contrário, devemos guardá-la para nós, evitando  tudo o que represente aquilo de que não gostamos. Quanto menos falarmos nessa pessoa., melhor será para nós mesmos. Não nos irritaremos tanto, lembrando de algo que detestamos.
O mesmo se pode dizer de pessoas que sempre se preocupam em viver a vida de outros, tentando sempre determinar seu destino, indicando o que pode ou não ser bom para alguém, com a célebre frase: Eu sei o que é bom para você... Ora, não se pode querer comandar vidas alheias, e como não gostamos de que queiram nossa conduzir em nosso caminho, salvo quando temos alguma dúvida sobre o que fazer, e assim, é válido colher opiniões e fazer nossa média sobre aquilo que nos for dito.
O importante é sempre respeitar as opiniões alheias, respeitando  quem aprecia aquilo que não nos agrada. Sempre existirá alguém que contrarie nossa opinião. Querermos impor nossa opinião como verdade absoluta, é querer fazer pouco da inteligência alheia.
Não podemos nos esquecer de coisinhas chamadas "direito de expressão", "direito de ir e vir", "liberdade de opinião". E vamos respeitar o espaço alheio, para o nosso também seja respeitado.
Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona... Muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco.
Existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.
Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, apenas desejo que tenham UM LINDO DIA, sempre decidindo se apreciam ou não o que escrevo, e saberei respeitar toda e qualquer opinião, reservando-me o direito de ler o que for favorável...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário