FASCINANTE

22/09/2017

ÁRVORE O VERDADEIRO SÍMBOLO DA VIDA

Temos que bem cuidar de nossas árvores, porque delas
depende nossa sobrevivencia...
Tentem imaginar um mundo sem árvores, e aprendam
a melhor cuidar delas...
Sem queimadas... Sem desmatamento...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 22/09/2012,
e pelo Dia da Árvore, merece ser republicado...

ÁRVORE O VERDADEIRO SIMBOLO DA VIDA
Marcial Salaverry

Estamos sempre procurando algo que possa ser mostrado como o verdadeiro símbolo da vida. E o que mais é mostrado como sendo esse símbolo, são gravuras representando a força. No passado, um dos símbolos da vida, era Atlas que, segundo a Mitologia Grega, sustentava o mundo às suas costas.

Na realidade, o verdadeiro e único símbolo da vida, é a ÁRVORE, e por isso devemos preservar as florestas, pois podemos dizer que nossa vida depende de sua preservação.  É fácil constatar a veracidade dessa afirmação, vendo como vão ficando áridas as zonas onde o verde não é preservado, onde as matas são devastadas.  É nossa vida que se vai esvaindo.
E isso não é apenas figura de retórica. É fácil entender, seguindo esta linha de pensamento.
Sempre viveremos melhor, se estivermos próximos às florestas, pois chegamos a senti-las dentro de nós. A seiva que dá vida às árvores, é como o sangue que dá vida a nosso corpo. Elas tem vida, como nós temos.

Desde os tempos ancestrais a árvore foi considerada o símbolo da vida.
Na nossa infância, a floresta se fazia presente nos contos e estórias. A mim, particularmente, a floresta africana, com seus imensos animais, Tarzan, Nyoka, Fantasma, e foi algo tão definitivo, que se tornou um sonho a ser perseguido e felizmente, realizado. E foi desse sonho que nasceu a história que relato em "Um Brasileiro na África", em cujo conteúdo pretendo deixar impresso no leitor, que sonhos são feitos para serem realizados. Essa floresta da minha infância era uma floresta gigantesca, mas doce e suave, que me acolhia como uma floresta maternal.

Penetramos na floresta quando somos jovens. Amamos a natureza. É uma floresta alegre e brincalhona. Será nela que plantaremos a semente de nossa existência.
É uma floresta paternal.  Depois de termos percorrido todos os seus atalhos, margeado todos os riachos, mergulhado em todas as suas cachoeiras, chegamos ao final dela. Se cansados estamos, abraçamos uma árvore, recarregando nossas energias, reacendendo nossas esperanças.

Realmente, ao abraçar uma árvore, daquelas antigas, que já viveram alguns séculos, que viram muitas gerações de pessoas se abrigarem à sua sombra, e que foram abraçadas por milhares de pessoas, como que sentimos recarregar nossas energias, pois a árvore generosamente distribui a energia que corre em sua seiva, e, abraçando-a, estaremos recebendo a energia de todos aqueles que já a abraçaram.
A árvore democraticamente distribui sua vida para todos aqueles que a amam.
E novamente sonhamos nossos sonhos de infância. Acreditamos na vida, como aquele jovem que fomos. E nos sentimos parte dela, fraternalmente. E ela, a floresta que é nosso SER, une-se ao Universo, na doação da sombra, da água, da vida...do amor.

Façamos como as árvores, saibamos doar nossa energia, saibamos distribuir a paz que levamos em nosso interior.
"Sê como o sândalo, que perfuma o machado que o fere". Seguindo esse exemplo, saibamos esquecer aquilo e aqueles que tentaram nos magoar, que tentaram nos ferir, e, pelo menos em pensamento, desejar que saibam ter paz.
Vamos então, cuidar melhor de nossa Natureza, de nossas árvores, de nossa vida, para podermos continuar vivendo...

Tenhamos UM LINDO DIA, abraçando nossa árvore pessoal. E um VIVA A PRIMAVERA, para esta que está chegando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário