FASCINANTE

23/08/2017

COMPREENSÃO É IMPORTANTE PARA BEM VIVER

Todos podem errar,
mas nós apenas nos equivocamos...
É preciso compreender que nem sempre
estamos certos...Também erramos...
A perfeição é apenas algo Divino, e somos humanos...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMPREENSÃO É IMPORTANTE PARA BEM VIVER
Marcial Salaverry

São coisas que acontecem mais vezes do que deveriam acontecer, e assim, é realmente triste quando vemos que muitas coisas desagradáveis vão acontecendo simplesmente porque falta uma melhor compreensão da vida, e esse artigo é uma das coisas que anda mais em falta no mundo, parece até que é artigo já em extinção.  Quase ninguém sabe o que é.

Dificilmente aceitamos os erros de alguém, mas queremos que os nossos sejam entendidos e desculpados, pois afinal, nós nunca erramos, apenas nos equivocamos, cometemos só pequenos lapsos, os  outros é que cometem erros, e erros sempre lamentáveis, e infelizmente    é fato que existem muitas criaturas que pensam realmente assim...

Principalmente na vida conjugal. Os erros acontecem de ambas as partes, e dificilmente uma das partes aceita e compreende o que a outra faz, causando a eterna busca das culpas, e, como nada foi filmado, cada qual apresenta sua versão sobre fatos passados.  E o acordo nunca surge, e  isso pode atrapalhar e muito, a vida conjugal.

Antigamente, a maioria dos casamentos era "arranjada", e assim, os noivos não tinham oportunidade de se conhecer intimamente,e nesse caso, era perfeitamente explicável que as pessoas se casassem sem se  conhecer, e muito menos os seus hábitos domésticos, uma vez que na época, as mulheres eram "treinadas" para obedecer.  Sua função precípua era cuidar da casa, e os maridos podiam levar a vida que quisessem fora do lar.

A coisa se modificou, e agora as mulheres já tem uma vida participativa, e, claro, fazem suas cobranças, querem sua liberdade, querem seus direitos.  Temos de convir que elas estão com a razão, uma vez que elas apenas exigem basicamente compreensão e respeito. Acontece que o artigo compreensão está em falta e está faltando diálogo em casa, e por causa disso, existem muitas cobranças de parte a parte, cada lado reclamando seus direitos, e haja falta de bom senso, e assim, essa pressão causa desentendimentos, por vezes sérios.

Meu querido amigo L'Inconnu nos deixou mais uma de suas frases lapidares, vejam:

"O fio da vida não afrouxaria se não o molhassem algumas lágrimas, e se este fio estiver esticado demais não suporta a pressão, porém também é verdade que  muita lágrima jamais precisaria ser chorada, se houvesse um pouco mais de amor em tantos corações que nunca souberam compreender..."
Realmente, a mensagem passada é fantástica, pois uma das coisas que mais afrouxam os laços de uma união, são as lágrimas derramadas devido a brigas provocadas geralmente por desentendimentos que poderiam ser evitados com um tantinho de bom senso e compreensão.

Quantas vezes pequenas coisas provocam discussões que se desenvolvem e acabam em grandes brigas, com desaforos trocados de parte a parte, por vezes levando um casal a uma situação irremediável, e se alguém for procurar o cerne da briga, foi uma bobagem, que com um pouco de boa vontade teria sido contornada.

A cada desinteligência, mais o fio se estica, até que chega uma determinada hora em que ele se rompe, e então acontece o fim de tudo.  Tivesse havido um pouco de compreensão, quanta coisa seria evitada...

Principalmente porque muitas pessoas no aceso de uma discussão, dizem coisas pesadas, e insultos podem ser trocados.  Mágoas são colocadas para fora. E essa é a situação que deve ser evitada. 

As coisas resolvidas em clima de desentendimento nunca chegam a bom termo.  Sempre trazem dor, discórdia,  mágoas, uma grande dose de dor e incompreensão.

Vamos entender que até mesmo uma separação irremediável deve acontecer em clima de compreensão, porque com brigas as coisas nunca chegam a bom termo.

Se ambos chegaram à conclusão de que a vida em comum não mais é possível, é muito melhor chegar-se a um termo amigável do que a discussões intermináveis, e diga-se de passagem, situação que é apreciada apenas por advogados...

E nesta época em que a incompreensão está levando o mundo a uma situação tremendamente caótica, é que se pode chegar à conclusão de que está tudo errado.

Talvez o Amigão tenha chegado à conclusão de que não temos mais jeito, e vai começar tudo de novo, em novas bases.  Talvez deixando a semente da compreensão bem plantada para que não se faça as mesmas besteiras.

É nessa esperança que desejo a todos UM LINDO DIA, o que poderá ser conseguido em clima de paz, amizade, amor, compreensão...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário