FASCINANTE

08/03/2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia 08/03... Celebra-se o Dia Internacional da Mulher,
e estou aqui,  desejando a todas as  mulheres, toda a felicidade do mundo,
ainda mais que na verdade, o Dia da Mulher, são os 365 dias do ano...
Osculos e amplexos,
Marcial

Recordar é viver, e nunca é demais, então vamos recordar este texto, certamente quem já o leu, pode reler, e quem ainda não o leu, certamente vai achar que as mulheres realmente devem sempre ser homenageadas. 
Parece que é hoje, estive lendo certas insinuações a esse respeito. Corrijam-me se eu estiver errado, é hoje, 8 de março, correto? Esta abertura está correta, pois a crônica foi escrita em 8/03/2002.
Podemos considerar como sendo de hoje, pois na minha opinião, sempre deveremos comemorar o Dia da Mulher, ainda mais que hoje é justamente 08/03/2016. O tempo passa,  mas as mulheres continuam sempre merecendo todas as homenagens que lhes são devidas.
Alguém deveria ter me avisado, assim eu poderia escrever alguma coisinha, pois até que gosto um pouquinho das mulheres, certo que  não muito,  mas um pouquinho sim,  e gostaria de ter escrito alguma coisinha falando algo interessante e elogiativo para elas, pois merecem tudo isso e o céu também, apenas pelo fato de nos darem o prazer de sua presença, afeto e carinho.
Como não fui avisado, e deixei passar a oportunidade, vou comentar sobre algumas coisinhas que estive lendo.
Interessante, que existe de um todo a esse respeito, e assim, como meu colega Jack o Estripador, vamos por partes...
Li algumas coisas escritas por homens deixando escapar um certo menosprezo pela data, e pelos reais méritos das mulheres em seu todo, não as julgando merecedoras de homenagens (talvez seria mais correto dizer mulhenagens, pois são mulheres...). Bem, esses não merecem muitos comentários, pois talvez sejam homens que não tiveram muito contato com mulheres em sua vida, talvez tenham sido bebês de proveta, que não chegaram sequer a provar do carinho materno. Normal que não as apreciem muito.
Tive oportunidade de ler alguns versos e crônicas de protesto, sobre como as mulheres são tratadas aqui e ali pelo mundo afora. Sem dúvida que isso deve ser considerado, e lamentado, mas não serão esses protestos que irão mudar a situação. Então, mesmo considerando que essas infelizes não terão nada a comemorar, essa realidade não poderá empanar as vitórias já conquistadas por outras, e nem tirar o brilho do dia. Portanto as mulheres que não estiverem nessas regiões onde ainda não são consideradas pessoas, podem e devem comemorar sem lamentar aquelas que não podem fazê-lo.
Li muitos textos, relembrando lutas passadas. E que lutas. Sou testemunha viva delas. Acompanhei-as. Vibrei com suas vitórias. Muito comemorei com elas. Sempre combati o machismo que existia na minha geração, achando-o retrógrado e superado. Sempre fui considerado como doido. Nunca neguei o fato. Se achar justa a luta que as mulheres empreenderam nos anos 50, 60, 70, para conseguir que seus lídimos direitos fossem reconhecidos, era ser louco... Então sou-o. E louco varrido, aspirado e sugado...
Outras, a grande maioria, escritas por nossas poetas e escritoras, comemorando o Dia que o calendário lhes reservou, e que são realmente lindas obras de arte literária. Poesias e crônicas maravilhosas e apenas mostrando o que é ser mulher, na verdadeira acepção da palavra. Não preciso estender-me em comentários, pois endosso e assino em baixo cada uma dessas peças literárias de inestimável valor, e penso que todos(ou quase...) leram e concordam com o teor delas.
Muitos outros, escritos por nossos poetas e cronistas, também em regozijo, reconhecendo e enaltecendo as lutas e conquistas femininas e feministas. Esses merecem ser lidos e relidos...
Há que se salientar também os méritos naturais das mulheres, que nos acompanham desde antes do nascimento, agasalhando-nos no útero generoso, e depois, pela vida afora, sempre participando ativamente de tudo. Sempre haverá uma mulher em nossa vida, cuidando, amparando, cooperando, apoiando, enfim, vivendo e nos fazendo viver. Para avaliar sua importância, reportemo-nos ao ditado que diz que atrás de todo grande homem, existe uma grande mulher. Podemos acrescentar, cansada, muito cansada,  evidentemente, de tanto segurar as pontas.
Seja na condição de mãe (os filhos sempre serão as crianças...), seja na condição de companheira (uma espécie de mãe, também...), sempre é e será uma presença marcante, indispensável para qualquer homem. Tanto na juventude, como na envelhitude, e até na decrepitude, sempre será importante ter alguém ao lado.
Bem, pelo menos disse algo sobre o Dia Internacional da Mulher. Assim ninguém pode dizer que passei em branco...
Perguntaram sobre o Dia Internacional do Homem... Ora, são os 365 dias do ano passados ao lado de uma mulher (ou de várias...).
Espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, podendo estender este desejo aos dias posteriores ao, bem ao de hoje...

Marcial Salaverry

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário