FASCINANTE

13/04/2014

O Que Se Deve Falar, Ou Não

Existem algumas palavras que nem sempre são ditas,
mas que todos gostam de ouvir, mas muitas vezes diz-se
o que não deve, e se esquece do que deveria ser dito...
Osculos e amplexos,
Marcial
******
Falar é algo extremamente necessário, e todos gostamos de falar, e assim, sempre é gostoso conversar, bater um papinho descontraído, passar uma cantada em alguém, resolver um negócio. Enfim, a verdade é que existe um sem número de coisas que precisam ser faladas para serem resolvidas, e certamente podem ser faladas de todas as maneiras possíveis.
O fato é que existem diversas maneiras de se “falar”, além do método mais conhecido, que é usando nossas cordas vocais. “Fala-se” através da escrita, ou através de gestos, "fala-se” também com o silêncio. Muitas vezes um silêncio “fala” mais do que um grito. E é melhor compreendido.
Fala-se em paz, explode-se em guerra, pois nem sempre as palavras mais sábias são escutadas, ou entendidas.
Através das palavras, conquistam-se amores, e perdem-se amores. Fecham-se negócios e perdem-se negócios. Pede-se e perde-se a paz, e até mesmo a vida...
Contudo, apesar da importância enorme que as palavras representam em nossa vida, existem umas quantas palavras que tem um significado enorme, mas que sempre são as mais difíceis de serem ditas, e essa dificuldade ocorre, muitas vezes, justamente para as pessoas que mais as precisam dizer.
As mais corriqueiras são as tradicionais “Por Favor”, “Com licença”, “Obrigado”... Por que será que muitas pessoas relutam tanto em dize-las? Não custam nada e sempre abrem as portas com mais facilidade. São autenticas chaves mestra. Existem aqueles que acham “humilhante” pedir “Por Favor”. Em sua idéia, dá impressão de estar mendigando uma obrigação, por exemplo, pedir a um garçom que por favor lhe passe o cardápio. Ele está ali para isso, certo, mas tratado com cortesia, certamente atenderá melhor. Também é difícil de entender porque superiores hierárquicos evitam pedir “por favor” a seus subalternos... Por que será? Quanto ao “Obrigado”, então, nem falar. Sempre que somos atendidos por alguém, seja um gerente de Banco resolvendo um empréstimo, seja um ascensorista que nos conduz ao andar solicitado, seja o motorista que para no ponto, seja o faxineiro que faz a limpeza, não nos custa agradecer o serviço prestado. Um “Obrigado” não faz cair a ponta da língua.
Existem outras palavras “tabus”, que sempre nos custam dizer, entre elas, “Desculpe-me” , ou então “O erro foi meu”, e mais difícil ainda, “Perdoe-me”. Tais palavras fatídicas implicam no reconhecimento tácito de um erro, e ninguém gosta de admitir que errou. Sempre se procura “dar uma volta” na coisa, não aceitando ter errado. Tenta-se de toda a maneira encontrar uma justificativa para o que, em seu ponto de vista, é um mero “lapso”. Nunca um erro, e dificilmente aceitamos ser nosso. E muitas vezes amizades são perdidas por causa disso, e mesmo empregos podem ser perdidos.
Será mera teimosia, ou “erro de julgamento?”
Porém, a mais complicada de todas é a famosa “Eu te Amo”. É impressionante como muitas pessoas parecem crer que o fato de estar amando alguém é meio vergonhoso. Não conseguem de maneira nenhuma dizer um “Eu te Amo”, principalmente depois de um certo tempo de união.
E como essas palavrinhas mágicas fazem falta. Nesse caso, principalmente os homens tem um certo preconceito contra o fato de admitir abertamente que amam sua companheira. E como isso as magoa. Como elas gostariam de ouvi-los dizer todos os dias, e muitas vezes ao dia... Mas que seja dito sinceramente, romanticamente mesmo. Seja durante um gostoso beijo, seja acompanhando um ramo de flores ou, porque não, algo mais modesto como um colar de diamantes, mas na verdade, nem sempre elas são tão exigentes... Na verdade, mesmo naquele comercial de televisão, quando ambos estão assistindo a um filme sentadinhos no sofá, pegar em sua mão e dizer olhos nos olhos: Eu te amo, meu amor... Os resultados no relacionamento serão mágicos. E sempre é tempo de começar.
Quem não tem esse hábito, experimente começar... Verá que não cai a língua não. Aliás, ela poderá ser muito necessária se a coisa progredir...
Por favor, minhas crianças, peço licença para pedir perdão se por acaso eu errei em alguma coisa. Desculpem-me se isso aconteceu, porque eu amo vocês, e com um aperto sincero de mão, quero desejar a todos UM LINDO DIA E MUITO OBRIGADO por sua atenção e seu carinho...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário