FASCINANTE

28/11/2013

A Felicidade é Desejo de Todos

Vamos lá crianças, como a felicidade é o desejo de todos,
vamos tratar de descobrir essa tal da felicidade...
Realmente, não é nada difícil...
Osculos e amplexos,
Marcial
*****
Com certeza, o principal objetivo de todo ser vivente, é conseguir a tão almejada felicidade, talvez sem parar para pensar que não basta apenas "ser feliz", ou seja, ter tudo o que se pode ter na vida, mas sim, o que conta, é "sentir-se feliz", ou seja, nossa alma "estar feliz". E nem todos conseguem entender isso. Não sabem aproveitar a felicidade que tem ao alcance da mão, e apesar de "serem felizes", não conseguem assim sentir-se...

Nesse caso, vamos à pergunta crucial que quer saber como é "Ser Feliz", como alguém sabe que é feliz, e até podemos acreditar que vamos nos considerar felizes quando estamos nos sentindo bem, seja de saúde, seja emocionalmente, quando nada estamos sofrendo, quando nada estamos devendo a ninguém, quando não estamos fazendo mal a ninguém, quando estamos vivendo autenticamente, quando não estamos vivendouma mentira, mas para realmente conquistá-la, devemos ter coragem para renunciar a situações que falsamente nos são apresentadas como boas. Devemos saber perder algumas possíveis vantagens, se com isso ganharmos tranquilidade e paz de espírito.

Não devemos fugir de nossos problemas, mas sim enfrentá-los, e, pelo menos procurar vencê-los. Isso será sinal de amadurecimento. Temos de amadurecer, para saber distinguir os caminhos que temos pela frente, e saber discernir por qual deles seguir, e certamente devemos entender que é necessário saber controlar nossos naturais impulsos, que por vezes nos levam a agir irrefletidamente, causando situações que poderão nos afastar do caminho da felicidade.
Meu amigo L’Inconnu nos brindou com uma mensagem que mostra bem esse caminho:
"A forma de amadurecer é viver. Viver é seguir impulsos até perceber, ou intuir a tendência de equilíbrio que está em sua raiz. A pessoa é impelida para a aventura, como forma de se machucar para saber se levantar e aprender a andar. "
Isso vem demonstrar que o caminho para a felicidade pode não ser fácil. Dependerá muito de nossa intuição, e de nossa capacidade de percepção do que temos pela frente.

Muitas pessoas se iniciam em certos vícios, apenas por não saber dizer não em certas situações, e deixar-se levar por impulsos errados, ou conselhos daqueles que se dizem ser amigos. Mesmo tendo consciência de que aquilo irá prejudicar sua vida, entram de cabeça e se iniciam em vícios perigosos, apenas por não saber renunciar a um possível prazer, ou a dizer não a certos "conselhos" e assim, estragam sua vida, e se afastam do caminho da felicidade.
Para vencer, não podemos temer uma eventual derrota. Temos de saber enfrentar as situações à medida que elas se apresentam.
Assim, sabendo contabilizar vitórias e derrotas, erros e acertos, vamos caminhando para nosso amadurecimento espiritual, e uma vez conseguido, poderemos nos considerar felizes, pois soubemos aceitar as vitórias, e superar as derrotas, soubemos renunciar nos momentos adequados, e principalmente, soubemos trilhar um caminho limpo, sem procurar o mal de ninguém, muito menos o nosso. Soubemos chegar a nosso destino por méritos nossos, sem para isso prejudicar ninguém.
Essa é a verdadeira Paz Espiritual, condição sine qua non para a obtenção da tão sonhada felicidade.
Fácil obtê-la, não? Por que será que tantos ainda insistem em usar da violência, insistem em procurar obter suas vitórias, prejudicando os outros, atropelando todos que estiverem em seu caminho, ao invés de "pedir licença", e ir adiante pelo método mais difícil, mas mais correto?
Eis a felicidade possível: compreender que construir a vida é renunciar a pedaços de felicidade para não renunciar ao sonho da felicidade. Saber renunciar a pedaços de falsa felicidade, obtida artificialmente, é realmente o melhor caminho para consegui-la em sua plenitude, e assim, não devemos querer apenas ganhar, saibamos perder também, não devemos temer recuar, eis que por vezes esta é a melhor estratégia. E, principalmente, devemos trilhar nosso caminho, sem atropelar ninguém, apenas nos defendendo se alguém tentar nos atropelar.
Discernimento, prudência, bom senso, respeito, são as palavras mágicas que nos poderão conduzir para a tal da felicidade.
Com essa idéia, tenhamos todos UM LINDO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário