FASCINANTE

17/10/2012

É Preciso Saber Amar



Simplesmente amar não é o suficiente, é preciso saber amar, para que o amor seja duradouro...
Osculos e amplexos,
Marcial
****

 Amar parece ser algo simples e fácil, mas não é bem assim, eis que para bem viver um amor, é preciso saber amar, conhecer os segredos desse doce sentimento.

É preciso saber bem que amar não é simplesmente desejar o amor de um outro alguém, embora muitas criaturas  possam confundir desejo com amor. Desejar uma pessoa, é sentir atração por ela, é querer ter momentos de amor com ela, pode até mesmo existir a intenção de compartilhar uma vida em sua companhia. Mas nem sempre significa que exista amor.

Tais amores movidos apenas pelo desejo, pela paixão, dificilmente são amores de longa duração, pois a paixão é algo efêmero. Intenso, porém efêmero, e muitas vezes quando termina, pode deixar um travo amargo. Aquele "Por que será que acabou? Amavamo-nos tanto..."  Na verdade, não era amor, era desejo, paixão, vontade de posse. Depois da bala chupada, o que fazer com a embalagem?

Assim são esses amores de curta duração. O que realmente é bom, é quando o sentimento é recíproco, assim ninguém fica sofrendo. Sempre desejamos que o amor perdure, mas será bom, se existir reciprocidade nesse amor.

Para definir esse amores, o saudoso Poetinha Vinicius criou a expressão "que seja eterno enquanto dure...". Na realidade, para definir um amor autêntico, o correto seria dizer-se "que seja eterno enquanto é terno"...

Existindo ternura, existindo carinho, existindo amizade, o amor perdura, pois sempre haverá encantamento entre os parceiros. Esse é o segredo. Para que haja uma parceria entre os parceiros, o encanto jamais deverá ser quebrado. Sempre algo deverá ser criado para fugir da rotina. Tem que haver romantismo, e que seja mesmo nas coisas mais prosaicas da vida. Um abraçar pelas costas e dizer sussurando ao ouvido "Te amo, meu amor"... Dizer com um simples olhar o quanto de amor tem dentro de si. Uma ramo de flores. Aquele macarrão com  seu jeito especial. Aquele piscar malicioso insinuando que quer "algo mais"...Um convite para namorar na varanda (se tiver), um passeio de mãos dadas pelo jardim da praia...Sentar no banquinho da praça para se beijar... Uma ida a um motel para comemorar as bodas de ouro...

São pequenas coisas que colocam o relacionamento em xeque (e não apenas em cheque...), mas que produzem resultados fantásticos.

Pena que nem todos saibam disso, ou se sabem, não sabem como usar essa atração especial.

Há que saber amar, e há que saber amar-se também, para ter consigo os melhores cuidados da vida...

Outros detalhes de capital importância, são duas coisas nem sempre bem usadas com o devido cuidado, que são respeito e diálogo.

É preciso que esse respeito seja mútuo, cada qual respeitando o espaço e o pensar de quem está a seu lado, e sempre manter o canal do diálogo aberto. Dúvidas devem ser esclarecidas, mas sempre dentro do maior respeito, jamais devendo partir para o insulto, para o exigir satisfações. Para dúvidas dirimir, não podemos começar acusando, mas sim perguntando.

Quantas vezes julgamos um fato de uma maneira, e a verdade é bem outra. Quantas vezes as aparências nos enganam. Nesses casos, se partirmos para a agressão, para a acusação frontal, magoaremos fundamente nossa parceria. E, ao constatarmos nosso erro, o arrependimento por vezes vem muito tarde.

Por consideração e amizade, respeite a quem se ama, sempre sabendo perguntar antes de acusar, mostrando assim, que sabe amar.

Escutei de "alguém" uma vez: "Mesmo quando sou traida, faço com que ele me peça desculpas..." Realmente uma situação interessante. Pedir desculpas por haver traido, convenhamos, é um fantástico tapa com luvas de pelica, pois quem traiu fatalmente vai se arrepender, e dificilmente repetirá a traição. Ou não. Mas se repetir, alguma coisa está errada. Desculpas que poderão ou não serem aceitas, tudo depende de circunstancias, pois "cada caso é um caso"...

Claro, isso tudo será possivel apenas com UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário