FASCINANTE

27/03/2020

CERTOS PROBLEMAS QUE NOS SURGEM NA VIDA

Enquanto estivermos vivos, sempre estaremos sujeitos
a enfrentar alguns problemas que poderão, ou não, nos causar
algum sofrimento.
Tudo depende de como o encararmos.
Tudo depende de nossa maneira de pensar.
Osculos e amplexos,
Marcial

CERTOS PROBLEMAS QUE NOS SURGEM NA VIDA
Marcial Salaverry
Como é certo que "nem tudo podem ser flores", certamente em nossa vida sempre encontramos certas dificuldades, que podem ser consideradas como "tempero da vida", muitas das quais solucionáveis, desde que as enfrentemos com bom senso, e muita calma, embora por vezes a coisa tome algumas proporções de maior alcance, dificultando a solução,  mas é na superação desses problemas que poderemos mostrar a que viemos, que poderemos mostrar nosso real valor, justificando nossa estadia entre os vivos.
A propósito, vou transcrever mais um pensamento do famoso guru L’Inconnu:" "Quando parecer que tudo se volta contra você, pense apenas que o avião decola contra o vento, e não a favor dele."
Com toda certeza, estamos diante de uma verdade incontestável, uma vez que quando ocorrem essas contrariedades, as famosas fases negativas, em que parece nada dar certo, a vontade que dá é arranjar um barranco para morrer encostado, e sempre estaremos encontrando tais problemas em nossa vida, tais como darmos uma topada com a unha encravada, ou comprarmos flores  para alguém especial, e descobrir que ela tem alergia, ou então, aquelas mais importantes, tais como a perda de um emprego, ou a falência da firma em cujas ações tínhamos aplicado nossas economias, ou descobrir que o grande amor de nossa vida não nos quer mais, ou ainda descobrir que precisamos sofrer uma operação, algo que nos assusta um tanto, ou saber que aparece algo vindo de longe e que afeta totalmente nossa vida, trazendo uma série de problemas que chegam a parecer insolúveis, e podem se-lo, se não os encararmos sèriamente, e não os enfrentarmos da maneira que deverá ser feito...
Enfim, existe um sem número de situações que juntas ou isoladamente podem levar qualquer pessoa ao desespero, à descrença contra a humanidade, e até mesmo a uma revolta contra Deus, mas acontece que é justamente nessas horas que precisamos mostrar de que material somos feitos, mostrar nossa capacidade de encarar e superar obstáculos tramados pelo Destino, ao invés de simplesmente aceitar as "coisas que nos acontecem"...
Temos que seguir o exemplo do avião, que garbosamente alça vôo lutando contra o vento e vencendo-o. Também podemos seguir o exemplo das aves, que quando percebem que o vento está muito forte, procuram voar de lado, tentando encontrar seu rumo com paciência e obstinação. Reparem que elas não desistem. Podem pousar por alguns minutos, e voltam à carga com as forças recuperadas. E vão tentando, até conseguir seu intento, até chegar a seu destino, mas não desistem.
Esse é o caminho, e a grande verdade é que não podemos desistir aos primeiros obstáculos que nos surgem pela frente. Aliás, para as pessoas de têmpera, são esses contratempos que dão sabor melhor às vitórias. Vocês já repararam que nunca damos o devido valor para as coisas facilmente conseguidas? Agora quando somos exigidos, podemos expor os resultados conseguidos e dizer que ali tem muito de nós, tem nosso valor, apareceu o resultado de nossa capacidade.
E isso começa desde cedo. Vocês já repararam a expressão de suprema felicidade de uma criança que consegue dar os primeiros passos?  É a primeira grande vitória de sua vida. Foi conseguido por seu próprio mérito. Claro que teve o apoio e o estímulo de seus pais, pois talvez sózinho, não teria conseguido. Não saberia como fazê-lo. Mas a grande decisão que o levou a dar os primeiros passos foi sua. Já é nessa fase da vida que começa a aparecer a força interior daquela pessoinha, sendo essa a razão pela qual existem aquelas crianças que começam a andar, ou a falar mais cedo que outras. Tudo na vida depende da força interior da pessoa, e isso é algo que vem da alma.
Quantas vezes nos vimos nessa contingência de darmos "os primeiros passos" em nossa vida? Numa mudança de emprego, numa decisão importante, num casamento, numa viagem. Quando decidimos parar com algum vício, seja ele qual for, e essa é uma decisão difícil de ser tomada, e muito sábia, sem dúvida.  Enfim, nossa vida é plena de "primeiros passos", e temos de ter a coragem de dá-los.
Quantos tropeções já tivemos? Quantas pessoas ficam pelo caminho, caídas aos primeiros tropeções? Por não terem tido a coragem de enfrentar a adversidade, por não terem tido capacidade de superá-la.  E quantas pessoas conseguiram grandes êxitos após terem sofrido grandes quedas? É nas adversidades que podemos mostrar se temos valor.
Não quero dizer com isso que o êxito fácil não tem valor. Tem sim, é claro, pois representa uma vitória. Mas convenhamos, é mais gostoso e dá muito mais emoção quando nosso time ganha com um gol no último minuto da prorrogação, do que quando ganha por 10 a zero. A vitória foi suada, mostrou o valor dos jogadores que não desistiram de buscá-la até o último minuto.  Assim é nossa vida, e temos que bem vive-la enquanto a tivermos, e só podemos desistir, quando dermos o último suspiro. Até lá, temos o dever para conosco mesmo de procurar nossos objetivos, sempre procurando vencer os obstáculos mostrando que estamos vivos...

Assim sendo, que todos tenhamos UM LINDO DIA, sempre procurando "aquela solução" que poderá pelo menos nos ajudar a viver e superar certos problemas que nos surgem na vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário