FASCINANTE

05/02/2020

DOCES LEMBRANÇAS DA VIDA VIVIDA

 
Certamente de algum lugar do passado trazemos doces lembranças
de gostosos momentos vividos...
Quem pode dizer que nunca teve algo de bom passado em seu passado?
Ósculos e amplexos,
Marcial
DOCES LEMBRANÇAS DA VIDA VIVIDA
Marcial Salaverry

A grande verdade é que nossa vida é feita de recordações. Embora sempre se diga que devemos viver o presente, para aproveitar o futuro, nunca é demais nos lembrarmos de acontecimentos passados, para aproveitar as lições que a vida nos deu.
Assim sendo à medida que o tempo vai passando, sempre as lembranças vão se acumulando em nossa memória. Isso é muito normal, pois a passagem dos anos forçosamente aumenta a carga de recordações. Algumas boas, outras más, outras nem tanto sempre marcaram nossa existência. Lembranças que ficam por toda a vida, se o Alzheimer não atrapalhar...
Foram pessoas que de uma maneira ou outra influenciaram nossa vida, e que normalmente determinaram novos rumos, ou alguma mudança em  nossa caminhada, trazendo acontecimentos que marcaram de forma definitiva nossa vida.
Certamente se as lembranças forem boas, devemos guardá-las em um recanto especial de nossa memória, mas se forem más, o melhor será esquecê-las. Para que servem, senão para nos aborrecer? Se nos aborrecem, então para que recordá-las? Se más lembranças nos traz, o melhor é deixá-las para trás, perdidas no passado que é o lugar delas. Há que se considerar contudo, que algumas nos deixaram lições que devemos aproveitar para evitar repetição dos mesmos erros. Sempre se pode tirar algum proveito das lembranças das lambanças cometidas. Lembrando que se "errare humanum est, repetirem errum burrarum est..." Assim, devemos ratificar o que foi certo, e retificar o que foi errado... O perigo, será fazer o contrário...
Devemos sempre guardar com especial carinho, não somente as boas lembranças, como também a recordação boa das pessoas que entraram em nossa vida, mesmo que por pouco tempo, mas marcaram sua passagem de uma maneira positiva. A propósito, meu grande amigo L’Inconnu, deixou esta bela mensagem: "Os que passam em nossa vida não vão sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós."
Realmente muito interessante e verdadeira. Quantas vezes um amigo (ou amiga) teve curta passagem a nosso lado, deixando porém, uma marca indelével de sua caminhada. Um gesto de amizade, uma ajuda em momento de necessidade, aquele sorriso numa hora de tristeza, aquelas palavras que tiveram o condão de levantar nosso ânimo, são coisas que não podem ser esquecidas.
Quantas vezes momentos de dor, de tristeza, foram amenizados, simplesmente porque sentimos o apoio de pessoas amigas, mesmo que à distância. A sintonia da amizade funciona, deixando os amigos juntos ainda que distantes.
Por outro lado, existem pessoas que só procuram derrubar. Levam a maldade no coração. Sempre estarão dispostas a fazer o mal a quem quer que seja, por qualquer ou nenhum motivo. Pessoas assim, só devem ser esquecidas, recordá-las, para que? São pessoas que passaram por nossa vida, e se foram... não merecendo sequer uma lembrança.
Isso também ocorre conosco. Nossa presença muitas vezes pode influenciar a vida de outras pessoas. Por essa razão, sempre devemos agir positivamente, sem nunca procurar prejudicar a quem quer que seja. Omitindo-nos mesmo, se nada pudermos fazer, mas nunca prejudicando seja lá quem for, pois a grande verdade da vida nos mostra que se não desejamos o mal para nós, não poderemos desejá-lo a outros.
Quando terminamos um relacionamento, o melhor a fazer é deixar que cada qual siga seu caminho em paz. Não existe sentido em querer atrapalhar o caminho de outras pessoas. A vingança, o prazer da destruição é uma erva muito daninha que danifica a existência de quem a cultiva... Pensem nisso. Além do que é tão bom viver em Paz... Lembrando sempre um famoso bordão "PAZ E AMOR, BICHO..."
Existe um provérbio conhecido que diz: "Viva de maneira a que quando for morrer, todos chorem, menos você". Um lindo pensamento que este assunto merece.

Bem amigos, só me resta desejar que todos tenham UM LINDO DIA, esperando que ele seja repetido em todo este restinho de 2020...

Nenhum comentário:

Postar um comentário