FASCINANTE

31/08/2019

SERÁ QUE EXISTEM AMIZADES INCONVENIENTES


Poderá alguma amizade
ser inconveniente?
Por vezes... sim...
Osculos e amplexos,
Marcial
   
SERÁ QUE EXISTEM AMIZADES INCONVENIENTES
Marcial Salaverry

Uma dúvida que não é fácil de ser dirimida, ou seja aquela que pergunta se podem existir amizades incovenientes, ficando no ar a pergunta: "O que poderá ser definido como sendo uma "Amizade Inconveniente"?Podem ser definidas como "Amizades Inconvenientes", aquelas que são mal direcionadas, ou melhor dizendo, aquelas pessoas que, no afã de mostrar que são mesmo amigas, começam a interferir na vida de seus amigos. Por vezes com a melhor das intenções, mas sempre invasivamente, chegando mesmo a perturbar nossa vida.
Não percebem que com seu interesse excessivo interferem com nossa vida, tirando por vezes nossa liberdade de ação, aborrecendo-nos mesmo. Não há nada mais irritante, do perdermos nossa liberdade de ir e vir...
Como "vítimas" desse excesso de amizade começamos a nos sentir sufocados., pois já se não consegue dar mais nenhum passo sem que esteja controlando nossos movimentos.
Essa pessoa pode não notar, mas começa mesmo a "sugar" as energias de sua amizade, limitando seu campo de ação ao seu próprio. Começa a querer direcionar nossa caminhada, como se fora uma sombra. Muitas vezes deixa de viver sua própria vida, tentando controlar a alheia...
Tais amizades mais prejudicam do que ajudam. Quem já não foi obrigado a dar um "chega prá lá" a algum amigo ou parente mais, digamos, "insistente". É de nossa natureza marcar os próprios limites. Ninguém suporta ter sua liberdade de ação violentada. Ninguém gosta de se sentir controlado.
Como fazer para se livrar de tais amizades? Para algumas pessoas é fácil, pois basta uma conversa franca para colocar as coisas em seus devidos lugares. É preciso que se mostre às pessoas quais são os limites que lhe são permitidos.
Contudo, muitas vezes isso não é muito fácil. Dependendo do grau de compreensão das pessoas, essa conversa muitas vezes é penosa. Penosa, mas necessária, pois uma conversa franca muitas vezes evita rompimentos traumáticos.
É preciso entender que nem sempre se age por mal. É o chamado excesso de amizade. Assim sendo, não sabem observar seus limites. Entram na casa sem serem convidadas, procuram as pessoas no quarto, sem procurar saber se sua visita é ou não desejada naquele momento. Tudo isso é feito "em nome da amizade". Perguntam-se: "Somos ou não amigas? Não precisamos ter segredos". Não é bem por aí. Não é sempre que estamos dispostos a receber visitas, seja de quem for, e o "simancol", fica aonde? Ninguém gosta de ter sua intimidade violada.
Por vezes, as vítimas dessa violência são pessoas sensíveis, que não tem coragem de magoar as amigas com uma conversa franca e definitiva. Nesse caso, sugiro que lhe passe sinais de que está passando dos limites, que está prejudicando até a mesmo a saúde. E, se nem mesmo assim a pessoa "se tocar", é sinal de que algo tem que ser feito. Então gente, temos mesmo que ter aquela famosa conversa franca, doa a quem doer. Temos que levar em conta que o mais importante é nosso bem estar. Mesmo que tenhamos, como se diz, que tocar os "pés no peito".
Temos que nos sentir bem e, convenhamos, uma marcação cerrada dessas provoca danos enormes em nossa estrutura.
Finalizando, podemos definir como uma "Amizade Inconveniente", toda aquela que começa a deixar de ser amizade, e passa a ser um "querer viver a vida da amizade", tomando o perigoso caminho da interferência indesejada.
O melhor lema que existe para se viver bem, é o famoso VIVA E DEIXE VIVER. Da mesma maneira que desejamos ter nossos espaços e direitos respeitados, devemos respeitar os alheios.
É altamente nocivo tentar viver a vida dos outros. Se conselhos nos forem pedidos, devemos procurar atender, na medida do possível, mas vamos procurar evitar interferências indevidas.
Sem que isso possa ser considerado como interferência, desejo a todos, UM LINDO DIA, sempre respeitando os limites de uma boa amizade, mesmo se alguém não desejar ter um lindo dia... Afinal, se é esse o desejo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário