FASCINANTE

14/12/2018

ALGUNS PROBLEMAS QUE CHEGAM COM IDADE

À medida que o tempo vai passando podem surgir
alguns problemas afetando o bem estar na idosidade...
Ser idoso, é uma questão de idade...
Ser velho é uma questão de espírito...
Ósculos e amplexos,
Marcial

ALGUNS PROBLEMAS QUE CHEGAM COM A IDADE   
Marcial Salaverry

Uma das consequencias que chegam com a idade, é chegarmos à conclusão de que realmente, à medida que o tempo vai passando, o ser humano vai descobrindo que a idade fatalmente irá trazer alguns problemas de ordem física, e que por vezes afetam tambem a alma, e na verdade, muito se fala sobre esses problemas que ocorrem quando está chegando a chamada "terceira idade", que pode facilmente ser transformada em “Melhor Idade”, já que por diversas circunstâncias, sempre possibilita um melhor aproveitamento da vida, dependendo de como encararmos a temida chegada da idade, e um dos problemas mais abordados e mais discutidos é o que envolve a sexualidade.

Este assunto já é tabu, principalmente porque a geração que atualmente está entrando nessa faixa etária, foi uma geração em cuja juventude o assunto "sexo" era algo considerado proibido.  Como vencer, então, antigos preconceitos?  Como vencer também os problemas que são causados pela passagem natural do tempo?  Como superar esses traumas, causados principalmente pela má orientação inicial?

Li um artigo muito interessante sobre a “sexualidade na terceira idade”. Como salienta o artigo, realmente só há duas condições que impedem aos “entistas” uma vida sexual normal e regular: problemas de saúde, ou problemas de “cuca”, e na verdade, existem muitos preconceitos envolvendo esses fatores. Muitos homens, quando percebem que começam a ter problemas de ordem sexual, parece que se fecham em uma ostra, e muitas vezes, ao invés de enfrentar a "fera" pela frente, indo procurar a origem do problema, começam a se afastar das companheiras sob diversos pretextos.

Tal atitude pode ter consequencias tristes, provocando algumas rupturas que poderiam ser evitadas se houvesse um diálogo franco e aberto.
É necessário que se vá buscar a origem do problema. Fazer-se um exame médico completo.   Muitas vezes são pequenas disfunções que um tratamento resolve.
Muitas vezes também se descobre que a origem do problema está dentro da cuca, o que também tem solução.

Muitas vezes são as mulheres, que ao atingir a menopausa, com os contratempos que essa passagem acarreta, começam a fugir do convívio sexual com os companheiros...
São contratempos que podem ser resolvidos com uma reposição hormonal. Com um tratamento adequado os problemas podem ser sanados, e o que falta por vezes, é a decisão de procurar um médico, quando a idéia é ficar só pensando que o assunto se resolve por si.

Tanto para um caso quanto para o outro, ou às vezes para ambos, o que falta, é o apoio do companheiro (a). É a falta de um diálogo franco e honesto sobre o que realmente se passa.  Quantos desentendimentos seriam evitados, quantos problemas poderiam ser sanados com um entendimento amigável. 

Há que se vencer preconceitos muito arraigados, e isso é muito necessário. Vamos pensar melhor?  Nunca é tarde demais para um "acerto de contas".

Outro ponto importante abordado que também tem ação discriminatória contra a terceira idade, e que também tem ação negativa, é  o fato da mídia esquecer essa faixa etária em propagandas de motel, de lingerie, etc.  Será por puro preconceito? Será por achar que nessa faixa etária as pessoas já morreram e só esqueceram de deitar?  Se analisarmos bem, os maiores frequentadores de motéis estão nessa faixa...

Outro ponto a ser abordado é que, em grande maioria, os idosos se recusam a participar dos “grupos de 3ª idade”, pois acham que, se deles fizerem parte,  irão se sentir discriminados pelos mais jovens.  Então fogem da convivência saudável que existe nesses Grupos.  Principalmente os homens.  Sim, pode-se facilmente ver isso nas reuniões desses grupos, que a grande maioria é de mulheres.  O mesmo ocorre nas excursões de grupos de 3ª idade, das quais, aliás, sempre participei, constatando que a frequencia masculina é mínima.  O curioso é que muitas das excursionistas são casadas, e seus maridos preferem deixar que elas viajem sozinhas, e inventam diversos pretextos, como tomar conta do gatinho, por exemplo, para não viajar...

Precisaria haver um maior estímulo da mídia nessa sentido, visando lembrar aos idosos que a vida só acaba com a morte.  Enquanto estamos vivos, temos que viver, e que conviver naturalmente, seja entre os “entistas”, seja entre os mais jovens, que sempre apreciam a presença de um “coroa pra frente”, que tenha a mente aberta para o diálogo.
Com essa lembrança aos meus pares, desejo que todos tenham UM LINDO DIA, que poderá ser repetido por muitos e muiitos dias...
"Saber ser idoso,
É saber como é gostoso
Ter e curtir um amor...
Marcial Salaverry"

Nenhum comentário:

Postar um comentário