FASCINANTE

01/08/2018

O QUE É SER PAI

Bem... Dia dos Pais tá chegando, então, não custa lembrar que...
Ser pai, não é apenas colaborar para "fazer" o filho...
Ser pai, é saber acompanhar tudo que se refere ao filho,
sacrificar muitas vezes sua vida para melhor acompanhá-lo...
E depois... Bem... se nem todos sabem SER PAI,
também nem todos sabem ser filho,
e não sabem retribuir o carinho recebido durante a vida...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 07/08/2005, mas Dia dos Pais é e sempre
será mais uma data comercial em nosso calendário...
Como nada muda, o texto também não muda...
O QUE É SER PAI
Marcial Salaverry

O que, na realidade, é ser pai... Para ser Pai, sabemos que biológicamente é fácil,basta fazer a parte correspondente ao homem no ato sexual, e pronto,  já se está capacitado a ser pai.  Ser Pai, após o ato praticado, é curtir os nove meses (por vezes são só sete) de gestação da mulher, e pronto, já é pai.

Ser Pai, é dar a ajuda material que a mulher necessita para que nada lhe falte durante esse período tão lindo e importante de sua vida, Carinhos, talvez, pois ela engorda muito, mas continua sendo sempre a mulher amada, e agora deve ser mais amda ainda, pois está com algo muito importante se desenvolvendo em seu útero, e está com a sensibilidade mais apurada, precisando mais do que nunca, de carinho e compreensão...
Ser Pai, é cuidar do sustento do filho, provindo-o materialmente de tudo que ele precisa, não deixando faltar nada,  para que ele nunca possa reclamar de que o pai falhou em seu sustento material.
Ser Pai, é procurar atender aos caprichos de seus filhos, atendendo-os em seus mínimos desejos, para que eles vejam que beleza de pai você é, mas, carinho, atenção, pra que? Dou um cheque e pronto...
Ser Pai, é sempre pensar no trabalho, mesmo que isso implique em não acompanhar  direito as atividades dos filhos (afinal eles tem a mãe e a babá para isso...).
Ser Pai, é descobrir que seu filho faz um monte de coisas erradas, e procurar entender tudo, e passar a mão na cabeça dos filhos, dizendo que são coisas da vida, e assim,  pagar os prejuízos que eles causarem a outras pessoas, e pagando suas fianças na policia. Afinal, pai é para cobrir todas as despesas dos filhos, pra que orientar no que deve ou não fazer? Afinal, ele precisa viver, precisa conhecer a vida...E dizer que "é errando que se aprende..."
Ser Pai, é ver seu filho viciado em drogas porque ele não soube orientar, e depois acusar a mãe de que não fez seu trabalho direito. Afinal, você estava trabalhando e muito ocupado com essa parte material, provindo de tudo sua casa, menos de sua atenção e carinho.

Bem, infelizmente tem muita gente que pensa realmente assim, e que realmente assim age. E depois pergunta-se desesperado: Onde foi que errei? "Deus não existe, porque permite que um pai passe por essas coisas, apesar de tudo ter feito por seus filhos... "

Na realidade, Ser Pai não é apenas isso. Ou melhor, é NÃO ser isso...

As verdadeiras e reais obrigações assumidas por quem resolve ter filhos, não são apenas as acima descritas. Claro que a parte material é importante, claro que deve trabalhar para provir o sustento da família, pois para isso resolveu ter filhos, resolveu constituir uma família...
Antes de tomar a decisão, deve-se pensar, meditar e ver se ambos, pai e mãe estão prontos para tanto.  Se realmente sabem a quanto deverão renunciar de suas vidas para poder dar uma boa e sadia educação aos filhos que pretendem ter, devem saber que deverão passar noites em claro, saber que deverão reformular suas vidas, por causa dessa vida nova que resolveram criar. Saber enfim,das reais obrigações  paternas.
Falando-se da função paterna,  além de suprir materialmente as necessidades, deverá sempre dar um suporte de fundo espiritual, emocional, pessoal. Deverá saber acompanhar as diversas fases da educação e da vida dos filhos.  Deverá saber orientá-los para a vida.  Deverá saber acompanhar sua vida escolar.
Deverá estar sempre pronto para dialogar com eles. Mesmo que esteja ocupado, deverá saber como é importante para os filhos saber que tem um canal aberto em casa para a orientação e aconselhamento tão necessário algumas vezes. Deverá saber como é importante para os filhos, reconhecer algum erro cometido, e saber pedir desculpas quando isso acontecer, afinal, ser Pai, não é ser Deus, pois  também é sujeito a erros. E principalmente, Ser Pai, é ser acima de tudo, UM PAI AMIGO...
É complicado pensar em tudo isso? Então pense antes de colocar filhos no mundo. Se não estiver perfeitamente cônscio de suas reais obrigação, não os tenha. Filhos nunca podem ser considerados um estorvo pelos pais. Afinal, não pediram para nascer, então se os tiver, saiba deles cuidar.

Principalmente, não queira realizar-se através deles.  Não espere que os filhos realizem seus sonhos de vida. Espere que eles realizem os deles.  Apenas oriente-os, se estiverem em duvida.  Saiba o que dizer nessas ocasiões. 
Enfim, crianças, ser Pai, é barra pesada. Saibam se-lo.  Vale a pena quando, no futuro, pudermos olhar para eles e ver que são pessoas de bem. Se pessoas de sucesso, ricas ou famosas, são circunstâncias.  Basta saber que soubemos formar pessoas íntegras, honestas, e que não desejam o mal a ninguém.  Enfim, o maior orgulho que um Pai pode sentir, é saber que soube fazer sua parte, soube dar um lar decente aos filhos, e vê que são pessoas dignas. E que mais tarde, também poderão saber o que é SER PAI.  Quer mais do que isso?

A todos os Pais, entre os quais me incluo (pai, avô e bisavô...), UM LINDO DIA... com muita paz no coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário