FASCINANTE

12/04/2018

REAPRENDENDO A AMAR

Esta cronica foi escrita em 02/2001, um dos primeiros textos de minha autoria, e que foi inúmeras vezes publicado como "AUTOR DESCONHECIDO".
Já o publiquei algumas vezes, mostrando que o autor é bem conhecido...
Para diferenciar das versões anteriores, fiz algumas modificações, modernizando o texto, dando um remake...
Osculos e amplexos,Marcial

REAPRENDENDO A AMAR
Marcial Salaverry

Existem ocasiões na nossa vida, em que paramos para pensar, e chegamos a conclusão de que não vale mais a pena pensar em amor, em carinho, em nada disso.
Afinal, são tantas as porradas que vida nos aplica, que ficamos realmente descrentes de tudo.  São amores que falham. Falta de compreensão. Falta de afeto. Falta de união e companheirismo. São amizades que se revelam inimizades.
Então, começamos a perder a fé em tudo e em todos, e assim, chegamos em uma encruzilhada, e desiludidos com a vida, entregamo-nos furiosamente a um trabalho, a uma ocupação, a algo que nos preencha o tempo, e não nos deixe sobrar tempo para pensar, para sofrer.
De repente, surge alguém em nossa vida, assim, num repente, vindo do nada, e praticamente cai em nosso colo, fazendo com que nos perguntemos se pode ser um novo amor, mas estamos descrentes, e essa criatura simplesmente revela seu amor, que é um amor estranho, feito mais de compreensão e de espírito que de matéria, e, claro, a princípio não entendemos. Que coisa maluca é essa? Que raio de amor é esse?
Como consequencia das pauladas anteriores, não aceitamos essa situação, e relutamos em faze-lo, pois temos medo de sofrer novamente.
Será que pode existir um amor assim, totalmente despojado, desinteressado? Que nada exige, mas que só oferece carinho e paz interior. Desconfiamos das intenções, o que é uma reação normal, pois não podemos sequer cogitar da idéia de entrar em uma canoa furada dessas.
E se essa pessoa é comprometida, a coisa se complica mais ainda.
Mas algo começa a mudar em nosso interior, e de repente começamos a sentir que podemos ser amados, que existe alguém que nos quer bem, embora não
possa nos oferecer uma vida em comum.  Descobrimos o mais importante, descobrimos que essa pessoa revolucionou nosso interior, e que o coração antes murcho, começou a bater de novo. Os sentimentos antes sufocados começaram a aflorar novamente, eis que descobrimos que podemos ser amados, e o mais importante, que podemos amar.
Esse amor estranho, incompreensível, revelou-se como um "despertador de sentimentos". Redescobrimos a capacidade de amar. Readquirimos a capacidade de enxergar as pessoas com outros olhos, e assim, quando surgir uma outra pessoa, poderemos recebê-la de coração aberto, e o coração, já calejado, saberá analisar melhor a situação, e não se entregará de graça, como em outras vezes.  E o principal, conseguimos descobrir o que era  aquele amor tão estranho e diferente.
Chama-se Amizade, coisa que poucas pessoas podem e sabem oferecer.  Uma amizade real e sincera opera milagres, nos tira do fundo do poço, e consegue nos devolver à vida.  Talvez essa pessoa nos ame de fato, mas circunstâncias impedem-na de dedicar o amor carnal, o amor entre homem e mulher.  Nem por isso contudo, deixou de nos demonstrar esse amor da maneira mais linda que existe, através da amizade. Nos dando a mão  numa hora difícil de nossa vida. Nos dando apoio quando estávamos quase desistindo de tudo.
Agora podemos dizer que estamos prontos para receber um outro alguém que também nos ame, e possa nos oferecer uma vida em comum.
Principalmente porque sabemos que temos aquele amor sincero e desinteressado, que só deseja uma coisa, que sejamos felizes. Não sendo possível ao lado dele, que o sejamos ao lado de outro alguém que também nos ame.  Em nome dessa amizade, temos que procurar escolher bem, pois sabemos que, sendo felizes, também o faremos feliz.

Realmente, o amor é um sentimento complicado, principalmente entre homem e mulher.
O amor não é feito só de sexo, de romance, o amor é uma mescla de sentimentos que a maioria das pessoas ainda não sabe definir, pois entendem o amor como sendo aquele sentimento produzido pelo desejo. Esquecem-se do afeto, achando que não pode existir amizade entre um homem e uma mulher, o que é um ledo engano, eis que homens e mulheres são pessoas,  e como tal podem sentir toda a gama de sentimentos, e até mesmo essa coisa linda que se chama AMIZADE,  e que opera milagres, fazendo-nos ver o lado bom da vida, abrindo nosso caminho, fazendo-nos acreditar novamente que existem criaturas boas neste mundo, e que apenas procuram espalhar amizade, desejando apenas que todos possam viver seguindo um caminho pleno de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR, fazendo assim com que seja possível fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário