FASCINANTE

31/10/2016

PROBLEMAS QUE COMPLICAM A VIDA



Quando não se recebe uma boa orientação na infancia,
quando nossos primeiros passos não são bem orientados,
certamente teremos sérios problemas no futuro, algo que
poderá causar sérias complicações...
Osculos e amplexos,
Marcial

PROBLEMAS QUE COMPLICAM A VIDA
Marcial Salaverry

Para bem entender quais podem ser esses problemas que certamente podem complicar sèriamente a vida, é preciso buscar sua origem , por incrível que possa parecer, na infancia, algo que pode depender da maneira com que nossos primeiros passos foram orientados, como nossos pais nos ensinaram o que é a vida, como nossos professores nos orientaram nas primeiras letras, e certamente erros cometidos nessa fase cobram seu tributo mais tarde...
Muitas vezes por falta de orientação adequada, muitas crianças se deixam envolver por conversas melífluas, e cometem grandes erros que irão influenciar negativamente seu futuro, e bem a propósito, meu grande amigo e guru, L’Inconnu, brindou-me com outra de suas citações geniais, vejam se não tenho razão:
"Nossa vida é delineada na infância. Há que se cuidar dos primeiros passos, para não atrapalhar os últimos."
Exatamente essa é a questão, uma vez que a maneira com que são ensinados os primeiros passos da criança, vão definir como será o futuro. É preciso considerar que desde pequena, ela deve ser orientada no sentido de saber distinguir o bem do mal, o que é bom, e o que é mau. Não apenas saber a diferença entre a fada e a bruxa, mas sim do bem e do mal na realidade da vida. Deve estar bem consciente sobre esse aspecto, para poder discernir sobre as diversas propostas que ouvirá no futuro, e portanto, devemos falar com as crianças com honestidade e sinceridade, explicando as coisas da vida sem as tais "falsas verdades" que apenas servem para confundir sua cabecinha, quando for comparar as informações recebidas por quem de direito, com as que lhes chegam por fora.
Como disse nosso guru com muita propriedade,  os primeiros passos devem ser muito bem orientados, para evitar muitos problemas futuros. Deve sempre haver muito diálogo entre pais e filhos, muita troca de idéias, para que os jovens possam entender o porque de certas idéias de seus pais, e para que estes possam acompanhar a evolução do mundo, e do que se passa na cabeça de outros jovens. Assim, muitos problemas serão evitados.
Vejam uma coisa, sobre o que se passa atualmente na cabeça, principalmente das mulheres nascidas nas décadas 40 e 50.
Antigamente, as mulheres recebiam uma educação rígida, sendo direcionadas unicamente para a "nobre’ função de donas de casa. Como única opção de estudo, havia o famoso "Normal", que formava as professoras. Sexo, nem falar, que dizer praticar. Era pecado. Elas apenas sabiam que deviam atender às necessidades de seus maridos, visando unicamente a procriação. Não poderiam nem pensar em sentir prazer com o ato sexual.
Ora, com essa educação bitolada, elas foram apanhadas pelo furacão do finzinho dos anos 60, e começo dos 70, com o movimento hippie, e com a tão decantada e reclamada liberdade sexual, que acabou se transformando em liberalidade sexual, originando uma grande confusão mental nos e nas jovens da época, pois de repente todos os conceitos foram mudados, e o que era mau e pecaminoso, acabou se transformando em algo prazeroso e que deveria ser vivido intensamente.
Contudo, muitas meninas da época não aceitaram essa coisa toda, e se mantiveram em suas convicções herdadas da educação recebida,  e haja confusão mental, pois a mídia acenava com sexo à vontade, seja pelas novelas, filmes e até a propaganda comercial, cada vez mais erótica e sugestiva, e acenava também com a famosa igualdade de direitos que as mulheres principiavam a exigir. Igualdade de possibilidade de emprego. Enfim, igualdade de vida.
Outro problema enfrentado por nossas heroinas, foi a mentalidade masculina. Seus maridos não queriam de maneira alguma perder sua condição de donos soberanos dos destinos de suas esposas, e se elas descobrissem como seria boa a vida que lhes era mostrada, a situação se modificaria fatalmente.
Com a evolução dos meios de comunicação, elas começaram a tomar conhecimento de tudo o que se passava no mundo, apesar da oposição dos seus antigos senhores feudais. E isso, sempre faltando o diálogo conciliador. Que poderia consertar as coisas a tempo, mas que na maioria dos casos não acontecia, e assim, elas passaram a se rebelar, sentindo grande revolta pela vida que lhes foi negada por tanto tempo. E os homens que não acordaram a tempo para a realidade, acabaram ficando sem as "escravas", e sem saber o que fazer, pois também nunca haviam sido preparados para essa contingência da vida. Que fazer sozinhos? Tiveram de enfrentar a mesma dificuldade enfrentada por elas.
Contudo, a mulher tem mais e melhores condições para encarar a solidão, do que o homem, pois de certo modo, ela sempre viveu na solidão acompanhada, enquanto o homem sempre se acostumou a ser servido de bandeja. E agora, José? Cadê a Maria?
Como vemos, problemas existenciais causados por falhas na educação dos primeiros passos, que agora estão atrapalhando os últimos, algo que com um bom diálogo, onde todos aprendam a respeitar-se, e a respeitar a parceria,  pode ter seu conserto, desde que se consiga agir com bom senso e discernimento.
Bem crianças, ainda é tempo para alguma coisa boa. Tentem viver. E para começar, vamos ter UM LINDO DIA.

_________________________

Exemplo de pensamento antigo: "Se um homem bate na mesa e grita, está impondo controle. Se uma mulher faz o mesmo, está perdendo o controle."

Nenhum comentário:

Postar um comentário