FASCINANTE

21/07/2012

Amor Vivido À Distancia


Quantas vezes desejamos alguém perto de nós...
Quantas vezes ansiamos pela presença de alguém fisicamente distante,
mas que consegue estar animicamente a nosso lado...
Ósculos e amplexos,
Marcial

****** 




Para viver um amor à distancia, é preciso saber sentir ao lado a presença de alguem que está distante, e pode parecer um contra-senso, falar-se em presença distante, mas é um fato que duas pessoas, embora estejam distantes, podem sentir-se juntas. E não é difícil sentir tal sensação. L’Inconnu já disse: "Juntos ainda que distantes..."
Para que isso seja possivel,  é necessário duas coisas, quais sejam, primeiro, tem que haver um sentimento muito forte unindo essas pessoas, de modo que a distância não as impeça de se sentirem juntas, assim como tem que haver uma grande força de imaginação para vivenciar a presença de alguém que não está a nosso lado.
Essa é uma forma de amor quase que espiritual. Não direi platônico, porque sempre existirá o desejo do contato físico, e o amor platônico é aquele definido como algo etéreo, que existe mesmo só na imaginação, e a, digamos, "vítima" se limita à contemplação do vulto amado, seja por uma foto, ou a presença imaginada.
Neste caso de amor distante, pode haver um conhecimento físico. As pessoas se viram, se gostaram, mas por motivos diversos se separaram. Todavia, houve uma forte atração. Então, fica aquele amor à distância. Eventualmente falam-se, escrevem-se, mas não se vêem, o que não impede que o sentimento cresça.
A distância pode ser algo de definitivo. Abandono, morte, simples sumiço, sabe-se lá as razões que podem separar duas pessoas. Porém, a presença ficou marcada de tal maneira, que por vezes se chega a sentir a presença ao lado. Chega-se mesmo a sentir o cheiro.
Nos velhos tempos, muitas pessoas foram conquistadas com cartas de amor, com poesias enviadas anonimamente, mas muitas dessas paixões, o conhecimento físico jogou por terra. Ou não. Mas era lindo receber-se uma carta de amor, geralmente anônima. Ficava-se amando quem escrevera aquela carta. Imaginava-se como seria essa pessoa misteriosa. E justamente esse toque de mistério, aumentava o envolvimento. Encostando a carta no peito, sentia-se o abraço do amor desconhecido. Lindo. Poético. Romântico. De verdade, sem gozação... Eram romances que duravam anos nessa festa epistolar.
A tecnologia não conseguiu quebrar esse romantismo. Ainda bem. As poesias escritas em papel perfumado e entregues sorrateiramente, foram substituídas por lindas poesias enviadas via Internet. As cartas de amor, que geralmente eram colocadas camufladamente por debaixo das portas, agora foram substituídas por e-mails. Mas o efeito continua o mesmo. Ainda despertam o romantismo e o amor. Ainda fazem sonhar. Ainda despertam amores loucos.
Ainda existe romantismo. Corações ainda batem acelerados por amor. E que esses românticos não morram, pois o que seria do mundo sem os apaixonados?
Ainda bem que, se o mundo mudou, os sentimentos não mudaram. Ainda existem pessoas que se emocionam com palavras doces e românticas, e que ainda conseguem sentir aquele "calorzinho" interno ao receberem correspondencias. E que conseguem ter a capacidade de "sentir" a presença de quem lhe desperta doces sentimentos.
É sinal de que ainda está viva a chama interna. É preciso ter muita capacidade de amar, para conseguir bem viver esse "amor à distância", para não sentir a exigência física. Ou para que o amor resista a essa exigência, ainda que muito sentida.
Por que não se juntam, já que se amam? Por que? Porque, oras. Razões mil podem impedir esse encontro físico, que até mesmo pode "quebrar o encanto" do amor espiritual.
Quando o encanto persiste, quando ao amor espiritual junta-se a força do amor físico, é a glória total, a felicidade completa...
Muitas vezes é gratificante estar-se "juntos ainda que distantes". Pode ajudar a esquecer mágoas ou sofrimentos recentes, que uma presença física poderia até mesmo reavivar, ou pode mesmo, ajudar a reencontrar um caminho. Seja um sentimento de amor ou de amizade, mas que consiga produzir essa deliciosa sensação de prazer, ainda que etérico.
Enfim, mesmo que distantes, vamos procurar, juntos, ter um LINDO DIA.

Marcial Salaverry







2 comentários: