FASCINANTE

21/03/2017

PODE SER FÁCIL VIVER EM PAZ

Será tão dificil viver em paz?  Será tão dificil assim, respeitar o direito alheio? 
Vamos fazer um exercício de paz?
É mais fácil e mais gostoso amar do que odiar...
Osculos e amplexos,
Marcial

PODE SER FÁCIL VIVER EM PAZ
Marcial Salaverry

Efetivamente pode ser muito fácil viver em PAZ, que apesar de ser uma palavra pequena, tem um grande significado... PAZ, quem não a deseja? Quem não deseja viver em paz? Contudo, apesar de desejada, é tão desprezada, é incrível como se arrumam pretextos para acabar com ela, e essa é uma verdade que nos deixa realmente perplexos...
Se pegarmos um mapa mundi, encontraremos poucos lugares onde não existe alguma agitação. Se não for uma revolução, ou uma guerra declarada, serão manifestações populares contra alguma coisa ou contra alguém. Por vezes, vão bater panelas contra o Governo, que logicamente tentará sufocar o movimento, e "tome pau’. Ou então, será contra a oposição ao Governo, que está tentando boicotar alguma medida que eventualmente estará atingindo alguns interesses. Sempre haverá algum pretexto para impedir que haja PAZ... Sempre surgirá alguém de maus bofes que prefere baderna do que PAZ...
Existem outros lugares, onde a coisa é mais feia, porque lá o que acontece são lutas religiosas. Imaginem o contra senso, considerando que Deus é Luz, Paz, Concórdia, Amor, e mesmo sabendo disso, os homens se matam em nome de Deus. Nosso Amigão deve estar meio que desanimado com a estupidez humana, e se ele não está, eu estou, e penso que qualquer pessoa de bom senso também o esteja.
Também vejo que em outros lugares, guerreia-se apenas porque, embora falando a mesma língua, tem sotaques diferentes. Ou então porque não falam a mesma língua, mas vivem em um mesmo País. Ora, não poderiam entrar em acordo e dividir a coisa? Cada qual em sua metade?
Lutas, guerrilhas, guerras, revoluções, manifestações, e a coitada da PAZ, como fica? Como pode sobreviver? Só por teimosia mesmo...
Mas,  saindo do âmbito internacional, vamos ao que realmente é importante, ou seja, de nossa paz interior, e como é importante termos a oportunidade de viver em paz conosco mesmo, de como é importante sabermos buscar, encontrar e manter essa paz interior, e a propósito, meu querido amigo L’Inconnu, deixou-me uma mensagem muito interessante:
"A paz apenas será obtida, quando o homem entender a necessidade de conseguir a SUA própria paz. Para obtê-la, deverá saber permitir que todos a tenham."
Realmente meu sábio amigo matou a pau. Como alguém pode conseguir paz para si próprio, se não permite que outros a tenham? É isso o que se chama "viver em paz com sua consciência", e assim, parece óbvia essa ligação entre nossa paz interior, e a paz dos que nos cercam.
Sempre devemos procurar fazer o bem, e quando sentirmos que estamos prejudicando o sossego, o bem estar de outrem com nossas atitudes, devemos procurar reformulá-las, pois se para conseguir o que queremos, tivermos que atrapalhar a vida de alguém, isto deverá ser repensado. Devemos procurar outros caminhos.
Uma das maneiras de se conseguir chegar a essa espécie de nirvana que é a paz interior, é aquela velha máxima já tantas vezes citada: "seu direito termina onde começa o meu, e o meu, onde começa o seu." Devemos sempre observar esse pequeno detalhe. Isso evitará atritos, e será meio caminho para a infeliz da paz se manifestar, e poder chamada de PAZ...
Enfim, podemos ter certeza de uma pequena coisa, algo que  é muito gratificante, é  olhar a nossa volta, e descobrir que a maioria das pessoas nos aprecia, justamente porque sempre as procuramos ajudar, ao invés de prejudicar. Com toda certeza, com pensamentos positivos, com paz no coração a vida será bem melhor.

Se não desejarmos o mal a ninguém, ninguém nos desejará o mal, salvo se for alguém com muita maldade no coração, e portanto, digna de pena e não de nossa raiva.
Como primeiro passo para essa PAZ INTERIOR, que tal procurarmos fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e seguindo um dos bordões que sempre mexe com nossa alma, ou seja: PAZ E AMOR, BICHO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário