FASCINANTE

01/03/2017

É PRECISO DESPERTAR NOSSO LADO BOMBEIRO

O espírito de solidariedade ajuda a viver, ao mesmo tempo que nos ajuda a justificar nossa passagem por este mundo.
E certamente os bombeiros são o melhor exemplo do que é solidariedade, do que é amor ao próximo, seja ele quem for...
Osculos e amplexos,
Marcial


É PRECISO DESPERTAR NOSSO LADO BOMBEIRO
Marcial Salaverry

Realmente o lado bombeiro que todos temos é muitas vezes esquecido, porque nem sempre nos lembramos de que devemos amar a outrem como a nós mesmos, e seria verdadeiramente lindo se todos estivessem imbuídos dessa idéia, mas isso é algo meio difícil de se encontrar hoje em dia, pois parece que as pessoas estão se esquecendo de que vivemos em uma aldeia global, cada vez mais próximos uns dos outros, e que viver solidariamente é algo muito importante, não somente pelo crescimento populacional que vai eliminando os espaços vazios, como também pela agilização cada vez maior dos meios de comunicação. Há alguns anos atrás, era quase impossível para alguém que morasse, por exemplo, no Congo, falar com sua família no Brasil. Além do altíssimo custo, a demora nas ligações e as deficiências técnicas, inviabilizavam tais comunicações. Hoje, fala-se on line de e com qualquer parte do mundo.

Houve alguns casos em que era preciso um socorro médico, e foi formada uma rede mundial de solidariedade entre os rádio amadores (alguém se lembra deles?) para que tal socorro fosse conseguido. E as pessoas se mexiam em socorro a quem necessitasse, num exemplo de amor ao próximo. Tudo era feito sem qualquer tipo de interesse, que não fosse a solidariedade, mas hoje, apesar de todas as facilidades de comunicação que existem, com a Internet agilizando as comunicações, parece que a preocupação maior é usar-se este maravilhoso meio que é a Internet, apenas para fazer brincadeiras, espalhar boatos de falsas situações de necessidade. É difícil entender a mentalidade de certas pessoas.

Mas quero falar é sobre o que se deveria e poderia ser feito, e para tanto, socorro-me de uma mensagem que me foi enviada pela amiga L'Inconnue, que achei oportuníssima, pois fala justamente do principal ingrediente do Espírito de Solidariedade, que é a bondade, o espírito de colaboração, o amor ao próximo. E sem isso, nada é possível.
E L'Inconnue cita como salutar exemplo, a ação dos bombeiros, que em quaisquer circunstâncias que sejam chamados, arriscam a própria vida, buscando auxiliar a quem estiver em perigo, não olhando cor, condição social ou identificação, e simplesmente socorre, mesmo sabendo que na maioria das vezes, sequer um obrigado ouvirá. Mas está lá para isso, e desempenha suas funções da melhor maneira possível, merecendo sempre os mais calorosos aplausos por tudo aquilo que fazem. Não sòmente apagam incendios como aquecem mutas almas com seus atos de abnegado heroismo...

Falando em "despertar nosso lado bombeiro", não quero dizer que sejamos como eles, uma vez que é muito difícil encontrar pessoas com tal espírito de abnegação, embora não deixe de ser uma boa idéia, que cada qual tente desenvolver seu lado bombeiro, procurando assim fazer sua parte para que o mundo possa ser um pouco melhor.

Como fazê-lo? É fácil. Não exige sacrifício nenhum. Basta ficar um pouco mais atento para o que se passa em seu redor. Ao ver alguém em dificuldades, mesmo que seja seu inimigo, procure ao menos, saber se pode fazer algo para ajudá-lo. Perca alguns segundos para escutar um amigo que lhe procura para pedir uma orientação, um conselho. Ouça-o e se puder fazer alguma coisa, faça. Se nada puder fazer, ao menos o ouvindo já lhe permitiu um desabafo, e isso por vezes é de grande valia.  Preste atenção àqueles em sua volta, como esposa, filhos, pai, mãe, avós, bisavós, veja se não estão precisando ao menos de um pouco de atenção, e deixe que o "lado bombeiro" que existe num cantinho perdido de sua alma se manifeste, e assim com  certeza, estará não somente fazendo algo por alguem que quer essa sua atenção, como também um enorme bem para sua alma, que se sentirá gratificada com o bem que está praticando...

Enfim, procure se lembrar de que não estamos sozinhos no mundo, e que esta mão que não vemos estender-se para pedir a ajuda, poderá vir a ser aquela que nos socorrerá amanhã, e sem nada pedir em troca, e assim, apenas quero estender minha mão para um cordial cumprimento, desejando a todos, sem exceção, que possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário