FASCINANTE

01/02/2017

É BOM PENSAR ANTES DE FALAR OU AGIR

Quantas vezes uma palavra mal empregada pode nos custar caro...
Devemos pensar antes de dize-la...
Osculos e amplexos,
Marcial

É BOM PENSAR ANTES DE FALAR E AGIR
Marcial Salaverry
                          
Algo que sempre devemos saber observar, é a necessidade de sempre pensar antes de falar, principalmente em certos momentos, quando uma palavra mal pensada pode trazer algum problema, ou provocar alguma reação desagradável...

Sobre isso, é bom meditar, pois certamente  por nosso caminho sempre teremos oportunidade de encontrar todo tipo de pessoas, desde as mais gentis e simpáticas, até aquelas que são tão odiosamente detestáveis, que muitas vezes lamentamos te-las encontrado, sobre as quais poderemos tecer algum comentário desfavorável...

Contudo, sempre é bom quando cruzam nosso caminho, pois atiça nossa capacidade de julgamento, e aprendemos inclusive a dar valor àquelas em cuja presença, seja virtual ou real, nos sentimos bem.

Quantas vezes constatamos  o quanto uma única frase pode mostrar tudo que uma pessoa é, e que nos pode levar sempre a uma atitude de defesa, e por vezes respondendo com uma outra igual ou pior, podendo originar uma discussão, ou então apenas com o silêncio, para evitar uma polemica por vezes desgastante.

São coisas que nos fazem pensar que mundo louco é esse que vivemos, que pessoas são essas que quando não as satisfazemos da maneira que gostam ou esperam, simplesmente nos agridem O que faz uma pessoa aparentemente "amiga" ser capaz de ser tão sarcástica e até desumana no seu pedestal infinito? De onde virá essa poderosa sabedoria que faz com que certas pessoas se considerem donas da verdade, do melhor, de tudo?

Certo que temos oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, e que compensarão outro tipo de encontros desagradáveis, uma vez que não existe uma forma melhor de se conhecer alguém do que se perceber o que existe dentro dela, quando ela tira a máscara e mostra-se como realmente é, sendo capaz de ferir sentimentos, sem se preocupar com nada que não lhe diga respeito, que não lhe seja favorável.

É importante que se tenha discernimento  para  conseguir entender a personalidade dessas  pessoas de pensamento tão diferente, e  para conseguir entender as agressões de alguns, assim como amor bastante para conseguir enxergar o lado bom de outras pessoas, humildade para escutar e aprender, não desejando ser sempre  a única pessoa dona da verdade,  e todo aquele que não pensar exatamente como ela, ou é idiota ou não sabe o que diz.

A principal virtude do ser humano, é dispor de sua capacidade de raciocínio, para poder analisar o comportamento humano.  Não nos cabe rotular pessoas conforme nosso ponto de vista, e é perigoso e injusto faze-lo.

Precisamos saber respeitar o espaço alheio, para que o nosso também o seja.  Se alguém pensa de maneira diferente da nossa, o máximo que podemos fazer é não permanecer em sua companhia, se não a desejarmos.  Não temos o direito de agredi-la seja com atos ou palavras, apenas porque não pensa como nós. Vamos respeitar sua individualidade.

Da mesma maneira precisamos saber respeitar aqueles que não tenham a mesma capacidade nossa. Se conseguimos desenvolver melhor nosso conhecimento, é lícito entender que nem todos tem a mesma capacidade, ou as mesmas oportunidades que tivemos. Se não desejarmos ajudar em seu desenvolvimento, também não devemos menospreza-la, apenas porque seu nível é “inferior” ao nosso.  Aliás, esse julgamento é meio perigoso.  Essa inferioridade pode ser em determinado campo de ação, porque como ninguém é dono do conhecimento total e absoluto, sempre haverá algo que tenhamos que aprender com esse alguém que “julgamos inferior”...

Sempre precisamos ter a humildade de reconhecer que não somos “donos da verdade”, pois a verdade é algo muito flexível, e depende muito de pontos de vista, e há que se ter discernimento para saber julga-los convenientemente, para não errarmos tanto.

As principais virtudes que estão a nosso alcance, mas nem sempre as utilizamos, são justamente: a humildade para saber reconhecer nossas limitações e o conhecimento alheio, o respeito aos direitos, conhecimentos e limitações de nossos semelhantes, a capacidade para saber analisar situações, o espírito de solidariedade, que nos permitirá, ao invés de criticar a falta de conhecimento de alguém, procurar ensina-lo para possa aprender e chegar a nosso nível.

Felizes daqueles que conseguem se enquadrar nestes itens.  Mas não se vanglorie disso, espere que os outros o reconheçam, e que todos possam igualmente desfrutar de UM LINDO DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário