FASCINANTE

14/11/2018

ENTENDENDO O QUE É O CVV

CVV, ou seja Centro de Valorização da Vida, é o maior exemplo que existe
do que pode ser chamado de espírito de solidariedade e amor à vida.
Aplausos para seus voluntários.
Ósculos e amplexos,
Marcial

ENTENDENDO O QUE É O CVV
Marcial Salaverry

Por vezes, costumo falar sobre o humanitário trabalho executado por voluntários de alma privilegiada que estão prontos para, pelo menos escutar desabafos feitos por quem está chegando ao limite do desespero, os abnegados voluntários do CVV.
E assim, uma pergunta que muita gente faz é exatamente essa: O QUE É O CVV?
E para responder, vamos informar que CVV, é a sigla de uma das mais necessárias instituições que podemos ter... Significa CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA, que como o próprio nome indica, é onde se valoriza a vida, e assim, destina-se a atender as criaturas que estão chegando àquele limite de desespero, quase chegando a desejar apressar o fim de sua vida, e o atendimento é feito por voluntários que apenas são dotados de um enorme espírito de solidariedade, e vontade de servir a seus semelhantes, sem jamais procurar saber quem os procura. É necessário manter sempre o anonimato, para que que seja aqlgo feito de alma para alma...
Assim sendo, vamos prestar uma homenagem aos bravos voluntários da CVV, pelo trabalho altamente humanitário que desenvolvem.
Quem não conhece, não faz idéia do que possa ser a tarefa desenvolvida por essas almas privilegiadas que se dedicam a esse atendimento, que muito mais do que um trabalho, é uma missão. É necessário que se tenha uma vocação especial para o desempenho dessas funções, pois o voluntário tem que ter uma sensibilidade muito acurada, para poder avaliar o grau de desespero de quem busca uma ajuda, seja para um simples desabafo, seja para algo muito mais sério. Todos devem receber igual atenção.
Até mesmo se perceberem que se trata de um trote, deve-se dar a atenção adequada, pois atrás de uma brincadeira, talvez exista um drama real. Então há que usar-se, por vezes, um "fórceps" para extrair do consulente o que ele tem a dizer.
Li um poema escrito pela poeta Lydia Prando de Souza, homenageando aos CVVianos, e como é uma linda e merecedissima homenagem, vamos ao poema:

"SER GENTE        
Lydia Prando de Souza

Gente que ouve e presta atenção.
Gente que ouve calada, do atendido, o clamor,
que mantém a serenidade, e o equilíbrio do amor.
Gente valente, que sente, do irmão, a dor.
Gente destemida que não se intimida.
Por ser voluntário, não recebe salário, até paga prá ser.
Gente que ama, que usa a cadeira em lugar da cama.
que vara a madrugada, no calor ou no frio, permanece
acordada, aguardando a sua voz  do outro lado do fio.
Gente que lá fora brinca, ri e chora, que trabalha,
que luta, na busca do pão e do abrigo.
Gente que quer ser seu irmão, que quer ser seu amigo.
Ser gente?! Não, não é ser diferente! É ser igualzinho a você.
A diferença é somente, a de ser plantonista do CVV!"
Quantas vezes uma amiga voz ceveviana salvou uma vida, ao dizer "CVV boa noite, está falando com ....." e ouviu as queixas de alguém às portas do desespero, e conseguiu levá-la a mudar de idéia, dando mais valor à vida...
Para todos os plantonistas da CVV que lerem esta mensagem e este poema de sua colega Lydia, meu mais fraterno e amigo abraço.
Vocês merecem ter sua missão reconhecida e cantada em prosa e verso, pois decididamente não é para qualquer um desempenhar função parelha. Há que se ter um estofo especial, e uma alma privilegiada. E que Deus os abençoe.


Agora, crianças, por favor... mão esquerda... mão direita... juntem as duas e clap, clap, clap, merecidos aplausos para esse pessoal fantástico, e assim, todos teremos UM LINDO DIA. E se um dia precisar, não hesite em apelar para essa gente de alma iluminada que poderá atender seu apelo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário