FASCINANTE

26/08/2016

COMO DEFINIR “AFINIDADE”

Podemos entender como “Afinidade”, o fato de simpatizarmos ou não com determinadas pessoas, por vezes sem que possa haver alguma explicação lógica para esse sentir...
Ósculos e amplexos,
Marcial

Muitas vezes perguntam o que vem a ser essa tal de "Afinidade", que realmente é um sentimento de difícil explicação, e para tentar faze-lo, podemos chamar a atenção para certas coisas curiosas que às vezes acontecem conosco...  Pode-se notar que com muita frequencia encontramos ou só conhecemos, mesmo sem encontrar, pessoas que nos despertam de imediato uma grande simpatia e, por vezes uma grande antipatia, e nos perguntamos o porque desse sentir, pois não deixa de ser estranho tal fato. 

O normal seria simplesmente aguardar os acontecimentos para saber se essa pessoa, por suas atitudes futuras pode ou não merecer nossa amizade.  Mas assim, à primeira vista, pode ser um pouco estranho, e a única explicação que encontro, por vezes não tem concordância de muita gente. 
Trata-se pura e simplesmente de reencontro de vidas passadas, com as cobranças e resgates naturais de embates anteriores.  E isso ocorre com muita frequência, e podemos puxar pela memória para lembrar quantas vezes já tivemos essa experiência.  Aquela sensação de, à primeira vista, pensar que determinada pessoa pode ou não ser uma pessoa confiável, de quem nós iremos gostar, ou não... Algumas vezes essa primeira impressão é errônea, mas é a que prevalece até que tenhamos provas contrárias.

Assim, vamos tentar definir o que vem a ser essa Afinidade, que na verdade é um sentimento que aceita distancia, aceita um afastamento, que num eventual reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto onde foi interrompido, e parece que na verdade, não tem o sentido do tempo.
É muito raro manifestar-se, mas quando ela existe, não é necessária a criação de códigos verbais para se manifestar, pois, na verdade,  ela já existia antes mesmo do conhecimento,   e permanece ainda que as pessoas se afastem.  É o caso daquelas "presenças ausentes", pois mesmo que os amigos estejam longe ou afastados, sempre são lembrados. 

Quem não tem aquela amizade inesquecível?  Aquela pessoa que mesmo longe, sempre é lembrada com saudades, devido à grande semelhança de pensamentos, idéias, sentimentos.  Mesmo longe, sentimos a presença.
Sentimos simplesmente. Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. Sentimos a presença, sem ter necessidade de explicar o que estamos sentindo. É olhar e perceber. Sem dúvida,  é um sentimento singular, discreto e independente. A presença pode ser detectada a quilômetros de distância, mas é percebida pela maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar... Enfim... Está sem estar.
Quando existe uma afinidade, a relação é retomada no tempo em que parou,  pois ela é atemporal. A amizade pode ser destruída por muitas coisas, muitas mágoas, mas a afinidade a tudo resiste.  As pessoas sentem esse sentimento, porque ele existe, e não buscam explicações.
Procuramos motivos para sermos amigos de alguém, e o primeiro dos quais, é se existe alguma afinidade entre nós.   Então, para haver Amizade, é preciso que haja Afinidade.
Para que possamos amar alguém, então ela é imprescindível... Não podemos amar ninguém com que não tenhamos sentimentos "afínicos" (favor avisar o Aurélio... pode incluir).  No caso de Amor, então, além da Afinidade, também  há que existir a Amizade.
Em casos de separação prolongada, o amor pode desaparecer, amizades podem ser esquecidas, mas se existir Afinidade, o esquecimento não existe, porque para sua subsistência, basta a vida.  A qualquer momento em   que se dê o reencontro, ele será gratificante, porque, tanto o tempo quanto a separação, na verdade nunca existiram. Foi apenas a oportunidade dada pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse sentir cada vez mais que realmente são "afínicas".
Resumindo tudo, Afinidade vem a ser a presença do ausente.  Mesmo que não se tenha a poresença, assim nos sentimos, pois nossos sentimentos comungam, nossas idéias "batem", nossos pensamentos, enfim, são "Afínicos". Reside aí o princípio, meio e fim de lindas amizades.
Para reafirmar nossas afinidades, desejo a todos um LINDO DIA.

Marcial Salaverry
20/08/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário