FASCINANTE

22/07/2015

FASES DE UM RELACIONAMENTO

Encontros, desencontros, reencontros,
tudo a ver com o amor...
Osculos e amplexos,
Marcial
Algo digno de estudos, é o fato de que os relacionamentos amorosos por vezes passam por algumas fases críticas, e se não houver uma boa dose de diálogo e bom senso, podem simplesmente acabar.
Os motivos são os mais variados possíveis. Pode ser uma simples crise de identidade, quando o relacionamento ainda não atingiu um certo grau de maturidade, e os parceiros não estão conseguindo assimilar bem a personalidade um do outro, e algumas discrepâncias podem perturbar o bom entendimento entre eles. Nesse caso, o importante é que haja um diálogo franco e honesto, onde ambos possam apontar o que agrada e desagrada na parceria, e assim agindo, é possível eliminar-se essas arestas, desde que haja vontade para tanto, e nesse caso, se houver amor, isso é fácil.
Algumas crises são desencadeadas por questões financeiras. A grana começa a encurtar, e as brigas a aumentar, quase na mesma proporção. Nesses casos, brigar não vai resolver nada, pode é agravar a situação, e nesse caso, mais do que nunca, impõe-se um diálogo. A situação precisa ser analisada e equacionada. O triste, é que muitos bons casamentos se dissolvem por esse motivo.
Filhos também são causa de muitas discussões. As tradicionais acusações mútuas, de que só se dá atenção ao "monstro berrador", além de um monte de bobagens que se diz, e mais do que nunca, num caso desses, tem que haver ponderação. A atenção que antes era só para o marido, agora forçosamente tem que ser dividida, e isto os maridos TEM que aceitar. Ainda mais que ela não fez a criança sozinha. Já que ele colaborou para concepção, nada mais justo que colabore para a criação, e não apenas com compreensão, mas também auxiliando nos afazeres domésticos, eis que uma divisão de trabalho é algo sumamente importante.
Vamos entrar agora no ponto mais critico, que diz respeito ao desgaste que fatalmente os relacionamentos duradouros provocam no casal. Muitas vezes há uma acomodação natural, e um dos parceiros, ou ambos, começa a ver no outro apenas aquele companheiro ali, ao alcance da mão e que aquele chamego de antigamente, aquele clima de namoro, aquele eterno conquistar da pessoa amada não é mais necessário.
Afinal, são tantos anos, não é preciso dizer "Eu te Amo", nem é preciso aquele beijo melado, uma vez que "são tantos anos..." e isso pode provocar um afastamento mesmo que inconsciente.
É aí que mora o perigo, pois um dos conjugues pode encontrar um outro alguém que lhe dê todo esse carinho, e diga o que se quer ouvir, e isso pode mesmo provocar um afastamento irremediável, ou quase, e é quando sentir que está perdendo terreno no amor da pessoa amada, vem de início uma certa revolta, pois "afinal, foram tantos anos" e agora vem com novidades?
Vem aquela frustração, aquela mágoa, que poderá provocar situações muito desagradáveis, diálogos penosos, com acusações mútuas, que a nada levarão. Ao sentir a traição, o que se deve fazer é repensar tudo e, ao invés de acusações, é mostrar a exata extensão do amor que sente... Quem sabe é por julgar que esse amor havia fenecido que houve aquele interesse por uma parceria nova?
Existe um provérbio chinês, que mostra bem o que se deve fazer nesses casos. Vejam só:
"Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso"
É exatamente nesse momento, que o amor deve ser posto a nu. Deve ser demonstrado em toda sua extensão. Justamente quando o parceiro aparentemente não estiver merecendo esse amor, pois está a ponto de buscar novos caminhos. Muitas pessoas simplesmente abrem a porta, e dizem, dentro de seu orgulho ferido: "Vai e não apareça mais". E manda seu amor para fora.
Muitas vezes o parceiro está indo apenas porque pensa que o amor já morreu. Mas ele está precisando desesperadamente desse amor. E não de outro.
E quando se chega nesse ponto, e existe o entendimento, o amor ressurgirá em sua força total. Muitas vezes mais forte e mais intenso mesmo do que nos primeiros tempos.
E esse amor, que estava fadado a acabar, volta como o refluxo da maré em dia de ressaca, com força total, acabando com qualquer crise de relacionamento.
E com a certeza da exatidão do provérbio de nossos amigos chineses, que lhes desejo UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário