FASCINANTE

26/05/2015

O QUE PODE SER CHAMADO DE NOVIDADE

Não se sabe o que pode ser chamado de novidade atualmente,
uma vez que, com a constante evolução tecnológica,
a novidade de hoje, será a velhidade de amanhã...
Osculos e amplexos,
Marcial

Na realidade, é difícil encontrar algo que possa ser chamado de novidade hoje em dia, uma vez que a grande verdade é que o mundo anda em constante evolução, e isso é ponto pacifico, assim, o que parecia utopia há pouco tempo atrás, hoje já é coisa superada, tão rapidamente anda o progresso da tecnologia.
Apesar desse progresso todo, embora possa parecer incrível, existe muita gente que ainda está ferrenhamente presa ao passado, e se recusa peremptoriamente a aceitar inovações, e dessa maneira, custam demais a acompanhar o progresso tecnológico da atualidade, recusando-se a acreditar que certas máquinas vieram mesmo para beneficiar o progresso da humanidade, agilizando as comunicações, facilitando o desenvolvimento da ciência, e por mais que a elas se mostre os incríveis benefícios dessa evolução tecnológica, essas criaturas renitentes fecham os olhos para o que está à mostra, e usam argumentos, para eles irrefutáveis, segundo os quais “antigamente não havia nada disso e se vivia bem melhor”.
Pode-se entender tal resistência, em se tratando de pessoas de pouca cultura e que teriam naturais dificuldades para entender por exemplo que um forno de micro ondas é bem mais ágil do que um fogão a lenha. Nesse caso, existe um contra argumento, pois também devemos reconhecer que o sabor da comida preparada num arcaico fogão à lenha é bem melhor. Mas isso não é um detalhe tecnológico, é meramente uma questão de paladar, e estamos falando da praticidade da coisa.
Atualmente o grande pivô de discussões, é o novo monstro que veio destruir a paz e a tranquilidade dos lares, criando uma série de atritos familiares: O COMPUTADOR.
Há alguns anos, foi a televisão que causou estragos. Muitas pessoas recusavam-se a sequer cogitar da idéia de colocar um aparelho desses em casa, e diziam mil e uma coisas contra ela, pobre vítima inocente de uma série de calúnias levantadas por seus detratores, pessoas que se recusavam a aceitar a evolução das comunicações. Imagine, diziam alguns, como se pode tirar as pessoas de onde estão, colocando-as em nossas casas. Chegavam mesmo a imaginar isso. Não entendiam como poderiam ver quem não estava lá. E continuavam a escutar seus rádios.
Desde que o mundo é mundo, sempre houve esse tipo de resistência contra tudo que representasse uma evolução, uma mudança.
O infeliz do automóvel chegou a ser apedrejado em praça pública, pois era inconcebível que algo se movesse sem a tração animal, embora houvesse um montão de cavalos lá dentro, que muita gente queria ver a todo custo, e ficava revoltada quando não via nenhum daqueles bichinhos lá dentro...
E chega agora a vez do computador, que apesar dos pesares, já começa a ser um pouco mais aceito. Mas para muita gente, ainda é “coisa do demônio”. Essa coisa de se falar com o mundo todo em questão de segundos, de se fazer as mais complicadas operações matemáticas num piscar d’olhos... Absurdo. E claro, as dificuldades para o aprendizado de se lidar com essa “Coisa” são aumentadas. E toca a dizer-se que existem radiações perigosas que podem cegar as pessoas, que o computador provoca câncer...(aliás, o microondas também foi vítima dessas calúnias...).
Enfim, essa resistência ao progresso é algo inerente às pessoas acomodadas, que não querem evoluir, pois qualquer evolução, sempre exigirá algum esforço a mais, algum estudo para poder acompanhar a coisa, e pessoas com uma certa preguiça mental, preferem combater do que aderir. É mais fácil recusar as novidades do que aprender a lidar com elas...
Se essa mentalidade tivesse prevalecido, ainda estaríamos na fase da pedra lascada... (talvez mais felizes, quem sabe?), mas não estaríamos vivendo com o conforto que temos agora, mas pensando bem, será que realmente todo esse conforto, todo esse bem estar que o progresso nos trouxe é realmente benéfico? Antigamente fazíamos as coisas com maior esforço físico, e não precisávamos correr nas Academias.... Enfim, uma volta ao passado talvez não seja tão ruim assim...
Será que os detratores do progresso estavam mesmo tão errados assim? Ou errado foi o progresso. Aumentou a qualidade de vida, mas nos obriga a fazer ginástica, a fazer regime, e otras cositas más...
Bem, a grande verdade é que precisamos mesmo acompanhar a evolução tecnológica sem dúvida, porém, nunca esquecendo de uma coisa, que é uma verdade verdadeira, ou seja, que o computador surgiu para resolver uma série de problemas, que não existiam antes que ele fosse inventado...
E pensando nisso, aproveito a rapidez do computador, pra desejar a muita gente, em diversas partes do Brasil e do mundo, e quiçá das estrelas, UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário