FASCINANTE

11/12/2014

Como A Vida Pode Ser Entendida

Perguntaram ao Guru da Montanha, como encontrar
o sentido da vida, como ela pode ser entendida...
E ele respondeu:
SAIBA OLHAR EM SUA ALMA,
e ela saberá te responder...
Osculos e amplexos
Marcial

Algo que precisamos bem  entender, é nossa vida, o que pode ser o sentido da vida, e que muitos interpretam como um segredo guardado a sete chaves por algum sábio, ou por algum monge budista, que vive como um eremita na mais alta montanha do Tibete, sendo portanto inalcançável por nós, pessoas comuns.

Na verdade, a resposta para essa dúvida,  se encontra dentro de nós mesmos, pois podemos usar nosso livre arbítrio para resolver o que poderá ou não ser bom para nós, para nossa vida.

A personalidade começa a ser moldada desde que somos crianças, e vai ser muito bom procurar analisar como isso ocorre.

Existem pais que procuram determinar o futuro dos filhos, escolhendo qual carreira ele deverá seguir, direcionando-o para a carreira que eles, pais, acham a mais adequada, sem procurar saber se este é o real desejo da criança, que acabará tendo sua personalidade moldada segundo vontades alheias ao seu interior.

Por outro lado, existem pais que, seja por comodismo, seja por um falso modernismo, deixam que a criança faça o que bem entende, não impondo limites, pois ela deverá ter sua própria personalidade, direcionando seu futuro para onde melhor lhe aprouver.

Nenhum dos dois métodos está correto.  São os dois extremos do que realmente se pode e deve fazer, eis que a principal função dos pais é mostrar a princípio, os limites que a criança deverá observar em sua linha de conduta, pelos quais deverá nortear sua vida. Quanto à sua carreira, o que ela deverá seguir pela vida afora, os pais devem procurar orientá-la, para que ela faça a escolha correta. 

Vamos deixar bem claro que orientar é uma coisa, determinar o caminho é outra.  Mostrar as opções é uma coisa, determinar o rumo é outra. Auxiliá-la a escolher, sim, mas dizer o que fazer, não.  Ensiná-la a pescar, sim, mas entregar-lhe o peixe pronto para comer, não.

O importante é mostrar os limites, mostrar os diversos caminhos que ela vai encontrar, e assim auxiliá-la nessa caminhada, são essas as atitudes ditadas pela ponderação e bom senso, e que vão possibilitar à criança determinar seu futuro, permitindo assim que ela encontre seu real sentido da vida, por seus próprios méritos.

Determinar seu caminho, impedindo que ela pense, que ela  própria escolha seu caminho, certamente não permitirá que sua personalidade se desenvolva adequadamente, e são essas, as escolhas que vão determinando o real sentido da vida, pois vão forjando a personalidade, e é esse o sentido da vida tão procurado e desejado. Está no interior de cada um.  Descobri-lo é o problema.

Portanto, a grande responsabilidade para a determinação desse caminho, está na maneira com que os pais educam seus filhos, e da maneira com que estes aproveitam as indicações que lhes forem feitas.  Tudo é um trabalho de equipe. Preparação e acabamento sendo bem feitos, determinam um produto final de boa qualidade.

Saibam descobrir seu interior, pois é lá que poderá ser encontrado o famoso e tão procurado Sentido da Vida, é lá que todos podemos encontrar forças para encarar os obstáculos que teremos em nossa caminhada, e vencê-los.

Certamente para ter êxito nessa caminhada, não há melhor  que conseguir fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, entendendo como pode ser bela a vida...

Marcial Salaverry

 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário