FASCINANTE

03/12/2014

Ainda Sobre A Terceira Idade

Temos um excelente comentário sobre a famosa "Terceira Idade", que alguém nos fez, ou seja,
"Idosar, todos idosamos, mas o envelhecimento está na cuca de cada um..."
Osculos e amplexos,
Marcial


A tão falada e temida Terceira Idade tem diversos nomes, cada um representando um tipo de enfoque, quais sejam,  Melhor Idade, Fim da Picada, Pé na Cova, são alguns dos nomes dedicados às pessoas de larga vivência. A melhor definição depende do estado de espírito de cada qual. Podem ser idosos, por terem a idade física, ou podem ser velhos na verdadeira acepção do termo, isso depende apenas de como está seu interior.

Sempre existem comentários sobre o assunto em questão, pois é algo que sempre dependerá da maneira de se encarar a vida, uma vez que muitas pessoas recusam-se a admitir que podem ter problemas inerentes à idade, mas na verdade, isso não é sinal de "desenvelhecimento", como pode parecer, mas sim de uma teimosia injustificável, de alguém que se recusa a enxergar o óbvio, ou seja, que a idade traz problemas sim, e que eles devem ser cuidados e observados, para que o envelhecimento físico não passe para o espírito.

Na verdade, existe uma diferença enorme entre envelhecer, ou ser velho. Podemos  fazer com que o por do sol de nossa vida seja um lindo espetáculo crepuscular, ou então deixar que escureça cedo, terminando com a luminosidade que podemos e devemos ter em nossa fase crepuscular da vida.
É preciso transformar os conceitos geriátricos, deixando que a ternura tome conta de nosso espírito, transformando as frias letras e numeros que indicam o que se pode ou não fazer, numa gostosa poesia, sobre o que gostamos ou não de fazer... Basta que se aprenda a gostar do que o físico nos permite, para que a alma não envelheça junto com o corpo.
Se o físico não aceita os impactos de uma aeróbica, ou de uma partida de tenis, tamboréu, volei ou basquete, aceitará o suave impacto da natação ou hidroginástica. Se não podemos correr, uma caminhada é bem recebida pelo organismo.
Ao invés de lamentar o que se deixa de fazer, curtir o que se pode. Não adianta chorar sobre o leite derramado. O que foi, foi, o que será, talvez seja, o importante é o que É. Aqui e agora, e com certeza, a idade pode trazer paz, luz, alegria, bons amigos. Basta que saibamos curtir o que de bom a vida nos oferece. Temos mais tempo para curtir os bons momentos, já que não precisamos nos preocupar tanto com o futuro, e podemos viver melhor o presente, seja cuidando de um jardim, ou simplesmente caminhando sem pressa, podendo curtir cada momento de um gostoso passeio por um jardim ou uma praia. Prestando atenção a tudo que podemos ver. Sem temer a tristeza, nem a solidão ou mesmo o sofrimento, pois já aprendemos que são contingências da vida, e já vivemos de tudo um pouco.

Se decepções tivemos, devemos apenas levá-las  à sepultura, ao invés de as ficar lamentando, e enquanto houver vida, procurar sempre manter a qualidade adquirida ao longo do tempo, pois para isso nos serve a longa experiencia de vida. Aproveitemo-la adequadamente...

Se não tivermos um  amor a nosso lado, podemos manter a ternura de nossa alma, deixando-a aberta para algo que aconteça, nunca esquecendo de apreciar o caminho percorrido, já que sempre haverá algo lindo para ser observado, pois a vida é uma fonte de alegria, oferecendo-nos  a água benfazeja da vida.
Sem qualquer sombra de dúvida, nossa caminhada rumo ao inevitável ponto final, pode ser triste, ou amena.  Depende de como a encararmos. Tanto podemos nos entregar à velhice, como podemos passar garbosamente pela idosidade.  Apenas precisamos saber nos adequar ao envelhecimento, perdão, ao idosamento, para conseguirmos desfrutar adequadamente o fato de ainda estarmos vivos. E é muito bom estar vivo. Devemos agradecer ao Amigão a cada novo dia que vemos nascer.
Podemos caminhar sem pressa curtindo cada momento, ou ficarmos parados esperando que o tempo cumpra sua marcha.
A vida deve ser vivida. Existe muita coisa ainda a ser feita, por mais idade que tenhamos, desde que a vontade não morra em nosso espírito.  E a única maneira de a mantermos viva, é permanecendo vivos, jamais nos entregando ao envelhecimento, porque este vai nos fixar num mausoléu.

Precisamos sempre manter acesa em nossa alma a chama da vida, tendo em nossos olhos essa luz interior que vai nos permitir melhor enxergar o mundo a nossa volta.
Se a idade nos trouxer problemas, é importante procurar as devidas soluções, tratando de enfermidades que porventura surgirem, jamais nos deixando abater.  Se por algum problema mais sério a luz começar a ficar bruxoleante, precisamos reagir, e atiçar o fogo novamente, pois se o deixarmos extinguir, simplesmente será o fim de tudo.

Acontece que a vida sempre vale a pena ser vivida, seja em seu  começo, no meio, ou no quase fim.  Fim  este que sempre poderá ser empurrado com a barriga, algo que depende de nosso livre arbítrio, de nossa vontade de viver. Ou mesmo da força que tenhamos na barriga...E DA VONTADE QUE TENHAMOS DE DOAR A ENERGIA QUE TEMOS EM NOSSO INTERIOR, E QUE SÓ SE EXTINGUIRÁ NO FIM DE TUDO...
E com essa vontade firme no coração, desejo a todos,
UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário