FASCINANTE

08/11/2014

Tentando Entender O Porquê Da Guerra

Estamos sempre tentando entender o que realmente leva
os líderes mundiais à guerra...
E jamais conseguiremos penetrar nessas mentes doentias...
Osculos e amplexos,
Marcial

 Desde que existe mundo, e tentando entender seu porquê, sempre se discutiu muito sobre a guerra, ou melhor, sobre as guerras, sem que se pudesse chegar a uma conclusão conclusiva sobre seus comos e porquês.
Na verdade, nunca se soube entender quais as reais causas de tanta mortandade com essas sempre constantes guerras,e voltando na História do Mundo, é fácil chegar-se à conclusão de que em todas as guerras havidas, não se conseguirá analisar o real porque dela ter começado, aliás, a única explicação plausível que existe, é que podem ser  atribuidas à irracionalidade do bicho homem...
Antigamente, guerreava-se muito por questões religiosas, mas o fator religioso era mero subterfúgio.  O real motivo sempre foi a ambição desmedida de alguém, com o desejo de dominar outros povos,e talvez o mundo.
Houve muitos tiranos que assumiram abertamente que seu único desejo era submeter a seu jugo todos os povos.  Seu sonho delirante era dominar o mundo.  Esses pelo menos foram coerentes, assumiram perante a História que o real motivo que os levou à guerra, era assumir a liderança mundial sem restrições.  Mesmo que apenas reinasse sobre ruínas.  Mas seria ele o "Dono do Mundo".  Embora destruído, mas seria o "seu mundo".
Mas atualmente esses mesmos motivos ficam ocultos sob a pretensa alegação de devolver a liberdade, ou de eliminar dissensões internas, enfim, sob uma capa de aparente magnanimidade, o mesmo velho e surrado motivo, ou seja, de dominar, de satisfazer a ambição do poder.
Sobre a guerra, recebi de L'Inconnu, uma mensagem bem adequada, principalmente analisando bem a realidade das guerras modernas:
"A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas que não se massacram."

E essa é uma grande verdade, pois os soldados que são enviados para o front, em sua maioria, não sabem o que estão fazendo lá, sabem apenas que precisam se defender de outros que vão tentar mata-los.  Não sabem quem são seus inimigos, e nem porque o são, apenas sabem que seus chefes disseram que eles precisam ser patriotas.  E que lhes disseram que precisam ser heróis e morrer pela Pátria, mas esqueceram de acrescentar que o verdadeiro heroísmo seria viver pela Pátria, trabalhando pela Paz.  Esqueceram de dizer que são meros "bois de piranha", para permitir que alguns líderes liberem sua sanha.  Sempre ficando patente que o único beneficiado será o ego monstruoso dessas "personalidades", e, principalmente a indústria de armamentos que a cada guerra,  a cada revolução, ou a cada mera rebelião interna, sempre fatura milhões.
São as pessoas que "se conhecem, mas que não se massacram"...  Limitam-se a fazer pronunciamentos, incitando os bois... digo, os soldados a se digladiarem, "em nome da Pátria".  Tá bom... "Me engana que eu gosto".
A maneira correta de se definir a coisa, era fazer com que os interessados fossem resolver no velho esquema do duelo pessoal quem é o "maioral", ao invés de sacrificar milhões de vidas, apenas para satisfazer suas vaidades pessoais, e os bolsos dos interessados.
Não seria a melhor maneira?

E assim, quem sabe o mundo poderia ter, finalmente,

UM LINDO DIA. 

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário