FASCINANTE

17/09/2014

Algo Sobre Livre Arbítrio


O que pode ser chamado de livre arbítrio? Como explicar?
Nosso destino que dizem estar traçado, só tem um princípio e um fim. O meio do caminho sempre vai depender de nosso livre arbítrio, sobre a maneira de o conduzir.
Como compreender isso, se é algo que está dentro de cada qual. Por que me apaixonei por ela? Por que ela não gostou de mim? Como explicar isso? São atitudes, que devemos saber aceitá-las ou não, pois é nosso livre arbítrio. Explicá-las, contudo, é impossível. Não se explicam sentimentos. Seja o gostar de uma pessoa, seja o gostar da vida.
Explicar a presença de Deus... Como? Se Ele é intangível... À luz da ciência Ele não existe. À luz da ciência, nós também não existimos, visto que a ciência não explica o aparecimento do primeiro ser vivo.
Nós somos meros produtos de reprodução... Sim, concordo. Mas, de onde veio o primeiro ser humano? A velha história do ovo e da galinha... Quem explica?
Explicar isso, é o mesmo que tentar explicar o que nós fazemos por aqui. A explicação que melhor aceito, é a de que estamos cumprindo uma missão nesta nossa passagem. Qual missão?
Convenhamos que é extremamente desgastante tentar encontrar certas explicações implausíveis à luz da ciência, que tudo explica (ou quase).
O mais correto é aceitá-las (ou não), e continuar vivendo, fazendo a nossa parte, preferencialmente procurando uma maneira de ajudar quem quiser ser ajudado, e não desejando e nem fazendo mal a ninguém, seja lá quem for. Assim agindo, certamente nos sentiremos melhor.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário