FASCINANTE

13/09/2014

A Grande Aventura Da Vida

A vida sempre nos reserva grandes surpresas, vamos saber como pode ser a grande aventura da vida.
Osculos e amplexos,
Marcial
******
O simples fato de estarmos vivos, já é uma aventura.
Fomos concebidos em uma linda aventura amorosa. Vivemos 9 meses, a ventura e a aventura de estarmos agasalhados dentro do ventre materno, protegidos de toda a maldade humana, mas nossa mãe não estava protegida. Se algo acontecesse com ela, aconteceria conosco. Já começava aí nossa grande aventura.
Desde o nascimento, sempre estivemos enfrentando uma série de problemas e crises, cuja solução não dependia de nós. Aliás, verdade seja dita, nós dependiamos de tudo e de todos para sobreviver.
Se chegamos até aqui, é porque sempre conseguimos superar todos esses percalços. Bem ou mal, de uma maneira ou outra, fomos ultrapassando barreiras que pareciam intransponiveis, mas de uma maneira ou outra, seja por méritos proprios, seja com ajuda alheia, fomos seguindo em frente.
Muitas vezes estivemos a ponto de desistir, de mandar tudo para o espaço, mas uma força interior, sempre nos conseguia impulsionar para frente, superando tudo aquilo que tentava bloquear nosso caminho. Na realidade, como somos produto de uma aventura, ou melhor, temos a ventura de ser essa aventura, pois existimos, e pelo mundo nos movemos, usando e abusando de nossa energia, de nosso talento, ainda que muitas vezes possamos lançar mão de talento alheio. Assim, precisamos saber descobrir e conquistar nossa alma, o que, convenhamos, é um trabalho para a vida inteira. Temos que saber descobrir o que de bom existe dentro de nós, e cultivar essas qualidades, bem como precisamos descobrir o que temos de mau, e de mal em nosso interior, e extirpar essas ervas daninhas, antes que nos possam prejudicar, antes que se transformem em vícios de problemática liberação. E isso, precisamos saber fazer, se quisermos bem viver, sabendo bem usar nosso livre arbítrio, que nos confere o poder de modificar nossa alma, e talvez o mundo, ou pelo menos quem estiver em nosso redor.
Todos temos qualidades e defeitos. Descobri-los e selecioná-los, sabendo quais cultivar e quais extirpar, é tarefa nossa. O Amigão nos mostrou ambos os caminhos. Qual deles seguir, depende de nós, saber desatar os nós que nos permitirão resolver a charada. Poderemos fazer o bem, ou o mal para nossos semelhantes, para nossos próximos, pois somos donos de nossa vida. Encontraremos dificuldades pela frente, e não poderemos perder tempo lamentando tais percalços. Temos que saber superá-los, se quisermos continuar a caminhada. A vida não tem limites, além de seu proprio limite, como nos diz a sabedoria hindu:
"Não há limite para o ser em desenvolvimento que está firmemente decidido a se expandir."
Assim, devemos saber quando e como poderemos arriscar mudanças, sabendo multiplicar as formas pelas quais poderemos contribuir para a vida. Efetivamente depende de nós mesmos estabelecer nossos limites, vendo até onde poderemos chegar. Na verdade, não existe limite para o conhecimento humano, salvo aqueles que nós mesmos estipulamos, quando ao encontrarmos obstáculos, paramos dizendo não ser possivel prosseguir, antes mesmo de tentar.
Muitas vezes nos falta coragem para tentar aquele algo mais que nos dará condições para atingir determinada meta. Muitas vezes desistimos a meio de caminho, pois este começa a se tornar muito íngreme. Não nos faltou capacidade, o que nos faltou foi a força interna que nos empurrasse até lá. O que nos faltou foi a vontade, a garra, a pertinácia para ir buscar lá no fundo aquela luz que brilhava, mas não vimos, e a deixamos bruxolear e se apagar.
Talvez nossa aventura seja uma pequena mudança, por exemplo, de Santos para o Congo, e lá viver 3 anos, aprendendo o que é a vida, vivendo-a a cada dia vivido, sem saber se seria o último. Sem duvida, uma aventura inesquecível. Eu não diria que foi necessário ter muita coragem, mas sim uma linda dose de loucura... E que linda loucura esteve nessa lição de vida.
Nossa aventura só chega ao fim, quando a vida acaba, e até lá, tudo é possível, desde que consigamos descobrir a capacidade criativa para superar os obstáculos que nos separam de nossos objetivos, e que poderão nos impedir de termos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário