FASCINANTE

08/08/2014

Poema Ao Amigo Marcial (Ciranda Poética)

 
Com imenso prazer que coloco aqui  a Ciranda com que fui presenteado pelo amigo  Elio Mollo  na Atualização do A ERA DO ESPÍRITO em 07.08.2014 e quero dedicar
meus abraços fraternopoéticos  para os e as queridas amizades que me dedicaram simpáticas palavras...
Realmente, a AMIZADE é o bem mais precioso que podemos receber...
Osculos e amplexos,
Marcial
*****


POEMA AO AMIGO MARCIAL

Isabel Perdigão

Faz da vida uma poesia,
Seus Poemas são ouro.
O amor e Amizade,
Justiça e fraternidade,
São seus temas preferidos.
Este poeta amigo,
A todos leva alegria,
Com sua arte poetal,
Seus conselhos sapientes,
Tocam a alma da gente,
Erradicam tanto mal.
Seja prosa ou poesia,
Seus conselhos um tesouro,
Ajudando tantas vidas,
A sair do pantanal.
A vida feita num verso,
Ensina-nos sempre a amar,
Sua arte é genial,
Abrange todo Universo !
Vamos todos abraçar,
O Poeta Marcial !
* * *

Agradeço ao Marcial Salaverry
por ter aceitado escrever o texto-prefácio desta obra.
Obrigado amigo!
 
Amigo virtual...
Mesmo não estando,
Inserido na minha telinha,
Gosto demais dos seus...
Ósculos e amplexos.

Marilza Pereira Calsavara
MDLUZ
28/03/2008
Abertura do Livro
PORTAL DOS SONHOS

* * *
MARCIAL, UM AMIGO
Regina Madeira

A amizade surgiu virtual.
Promovida pela poesia.
Na leitura a cada BOM DIA.
Pouco a pouco tornou-se real.

Quem ensina com o coração.
Um bonito jeito de viver.
Co'a humildade também em aprender.
A palavra dita pelo irmão.

Muitos anos trilhando a estrada.
Da sua alma burila o cristal.
Vê em Deus a saída, o canal.
Empreendendo a sua escalada.

Bom amigo e bom companheiro.
Da palavra talhado poeta.
Sua fé o conduz como seta.
E o amor faz do peito um braseiro.

Agradeço a sua amizade.
Ofertada sem medo ou temor.
Que o abençoe o Deus, o Senhor.
Uma vida de felicidade.
* * *
O POETA MARCIAL É ASSIM:
José Ernesto Ferraresso
Momentos poéticos nos apresenta
Através de seu jeito de escrever
Realmente é uma pessoa do bem
Cria momentos de sociabilidade
Incrível homem do meio virtual
Amigo leal e procura agradar
Leva sua mensagem para todo lugar.
* * *
A VOCÊ, MARCIAL!
Humberto - Poeta
Salve a Isabel Perdigão
por ter tido a inspiração
de fugir ao trivial...
E ao abrir esta ciranda
com capricho ela nos manda
falar sobre o Marcial.
Bom amigo e boa praça
os seus poemas têm jaça.
sejam graves ou macios...
Por vazio que seja o tema
sempre o molda ao seu esquema,
pois adora desafios.
Sem tercetos ou quartetos,
compõe lânguidos duetos
sem dizer bobagens vãs...
Neles louva o azul empíreo
e exalta o amor, pra delírio
do seu séquito de fãs!
Religioso confesso,
diz que agradece o sucesso
ao seu querido "Amigão"...
Tem mil outros predicados,
os quais já foram contados
pela Isabel Perdigão!
* * *
COMO VEJO O MARCIAL
Beki Bassan

Falar de Marcial Armando Salaverry
um homem conservador...
amigo de todas as horas...
tem como princípio ajudar ao próximo...
é fiel as suas ideias...
e dificilmente volta atrás nas suas decisões.
Eu só tenho a agradecer ao AMIGÃO
por eu tê-lo conhecido e com ele aprendido
como devemos agir em alguns pontos.
Foi meu maior incentivador para que eu continuasse a escrever.
Se não fosse ele talvez não teria continuado,
 apesar de gostar de escrever,
pela minha própria profissão,
nunca pensei a ser poeta.
Deixo aqui meu eterna gratidão 

desejando que D´us o abençoe sempre.
* * *
AO AMIGO MARCIAL
Zenaide Giovinazzo

Amigo do coração, agradecida,
deixo aqui o meu abraço,
pois ter um amigo poeta
que encanta-nos com palavras,
conselhos, alegria, carinho,
é um verdadeiro tesouro...
Amigo do coração
sua amizade vale ouro...
 
SP/Agosto/2013 
* * *
AO AMIGO MARCIAL
Esther Ribeiro Gomes
Marcial, meu vizinho de Santos,
Amplexos e ósculos tantos
Romanticamente distribui...
Coração generoso traça poemas
Iluminados por sua alma serena,
A nos encantar com seu talento,
Louva seu ‘Amigão’ em todos os momentos!
Grata por sua amizade, caro poeta!
Beijo no seu coração, Esther

* * *
AMIGO MARCIAL
Ilze Soares
Amigo de todas as horas,
sempre solícito, educado
e respeitador.
Companheiro de tantas cirandas,
duetos e outros mais,
fala, como ninguém, sobre o amor!
Foi ele meu incentivador,
eu só tenho a lhe agradecer.
A você, Marcial, dedico meu bem querer,
meu carinho e dedicação.
Você pode ter certeza
que mora em meu coração.
* * *
MARCIAL 
Vera Maria Sangiorgi
Ele, provavelmente, não se lembra de mim.
Há oito anos, quando iniciei-me no PC, usando o pseudônimo Analuz Sangiorgi ,
pertencíamos ao mesmo grupo de cirandas.
Novíssima aprendiz, foi com a generosidade Marcial
que fui, dele parceira, em meu primeiro dueto,
traduzido para espanhol, por esse gentleman da internet.
Marcial, querido, continuo sucinta ao escrever
Poeta príncipe e homem íntegro é meu mestre, sempre...
 

* * *
A VOCÊ, MEU AMIGO MARCIAL
Maria Tomasia
Poeta que enaltece o amor,
fazendo com que divaguemos.

Faz-nos esquecer que existe dor
e num mar tranquilo naveguemos.
Você que fala com o "Amigão"
sempre procura nos dá alento
e nos consola com o coração.
Poeta poliglota e de cultura
Nos acarinha e dá acalento
Nunca abandone essa brandura.

Conhecê-lo foi um prazer.
Vim aqui para lhe agradecer.
* * *
COMO É SER POETA?
Eri Paiva
(Uma Homenagem ao Poeta Marcial Salaverry) 
Como é ser poeta, eu já vou lhe dizer:
É amar o que faz e o que está por trás
Ou, nas entrelinhas, do seu escrever!
 
É ser transparente no falar, no dizer
Das coisas da vida e... do dia a dia,
Do jeito mais simples que pode ser!
 
É buscar a beleza que é e ninguém vê
Nas maravilhas que a mente divina
Preparou para nosso deleite e prazer!
 
É anunciar o bem que se fez acontecer
Para garantir uma vida digna e de paz
A quem na miséria só esperava morrer!
 
É usar seu talento, seu dom de escrever,
Sabendo que a palavra alcança milhões
Formando opinião e gerando poder!
 
Ser poeta é falar de amor enquanto viver!
Sentir sua doçura, cumplicidade e prazer,
Como faz um poeta, um poeta como você!

Natal/RN
(Poema construído em 21.10.2011 em resposta ao
Poema do Poeta Marcial intitulado COMO É SER POETA)
* * *
UM SER ESPECIAL
Silvia Giovatto (faffi)
Marcial é um grande e querido amigo,
um poeta apaixonado e apaixonante,
sua alma tem a leveza de um pássaro,
seu coração, a ternura de um menino.
Brincando com as letrinhas ele glorifica a natureza,
fazendo da poesia seu estandarte da paz,
com ela segue caminhando, volitando em versos
e em sonhos azuis.
Um gigante que nunca deixou de ser menino, ou,
um menino que se agigantou como poeta e escritor.
Juntando as letrinhas ele vai poetando,
clareando a mente e espalhando o amor,
ou, como ele  sempre diz; o amorzade.
Um ser especialmente, especial!
* * *
“VIGIAI E ORAI!”
Alceu Sebastião Costa
Quando o sono me escapa pela madrugada afora,
Não fico aturdido nem faço alarido, apenas rezo...
Se converso com Deus e ouço a sua fala,
O que mais quero?
Não fosse poeta, talvez reclamasse da falta do sono,
Pedisse para calar o sabiá, cujo canto vem da mata,
Impregnado de nostalgia, na mão inversa da serenata,
Tomar o lugar do seresteiro, que bateu em retirada,
Triste pelo insucesso do seu canto à mulher amada.
Então, sem reclamos nem mordaça, continuo orando,
Devagar entendo porque deito tarde e cedo levanto:
Deus me privilegiou com o dom da Poesia
E me encurtou a noite para Lhe fazer companhia.

(Dedico ao Caro Poeta Marcial Salaverry)
* * *
UMA ROSA
Regina Coeli
(fraterno abraço para o querido Companheiro de A Era do Espírito) 
Por entre espinhos, cheia de magia,
Ela sorri ao sol abertamente
E sabe ser querida a muita gente
Numa beleza que entontece o dia.
 
Das pétalas perfume se irradia 
Como oração que eleva ao Onipotente
O mais profundo olhar que crê e sente
Poder brotar do rude a fantasia.
 
Assim é ela, flor maravilhosa,
Dengosa num jardim que a ela sorri
E altiva à fala feia e tão invejosa.
 
E a Mão — Que Tudo Cria — Está Aqui
A perfumar o encanto dessa rosa 
Com seu cravo, Marcial Salaverry.


Rio de Janeiro/RJ, 02 de setembro de 2013.
* * *
AO AMIGO MARCIAL
Adelia Mateus

A você amigo de todas as horas,
sempre presente na minha telinha,
com seus textos apaixonantes, que
nos faz refletir com sua experiência
de vida, trazendo mensagens de amor,
de fé, de carinho, ....
O meu muito obrigada por você existir,
ser meu amigo muito especial.
Que o Amigão o protej
a sempre.
* * *
MARCIAL, AMIGO/IRMÃO
Nylgar
Ao amigo Marcial que admiro e amo...
Agradeço pelos ensinamentos poéticos,
adquiridos neste plano!
Minha alma feliz te agradece ,
abraça carinhosamente a sua,
para que assim prossigamos,
unidos irmão querido
Pelo amor da Lua!
Beijos e carinhos...

*NYL GAR*
03/09/2013
* * *
"MINHA VIDA...MEUS  AMIGOS"
Lea Rodriguez                                  
Amigos...tesouros sagrados
Anjos abençoados
Que Deus com todo carinho
Pôs  em  meu caminho.
Amigos...muito mais que irmã...irmão...
Família do meu coração
Que me aconselham...me orientam
Seja qual for a hora... a situação.
                           
Amigos que sem esperar recompensa
Com uma sinceridade imensa
Com um carinho sublimado
Estão sempre ao meu lado.
Amigos que eu amo e que me fazem feliz
Que me alertam sobre os perigos mais sutis
Que me mostram a vida como ela é
Amigos...minha base, meu equilíbrio...
Minh fé.
A vocês meus amigos queridos
Meus amores... meus preferidos
Com todo amor e fidelidade
Dedico minha eterna amizade.
Araraquara-São Paulo
* * *
AO POETA MARCIAL SALAVERRY
Socorro Lima Dantas
Poeta Marcial Salaverry
Você é um grande amigo
Que eu ganhei, e com o passar do tempo
E neste tempo, a amizade foi crescendo
Cultivada num jardim imenso!
Onde foi adornada a fraternidade.
E o neste jardim flores, muitas foram nascendo
Nas estações desta convivência sublime.
Em cada primavera uma nova flor
Em cada flor um novo perfume
Em cada perfume uma fragrância
Cada fragrância o fortalecimento da afeição.
Poeta Marcial Salaverry
Você é um grande amigo
Que me enriquece com seus versos
Onde revela os seus sentimentos,
Tocando o meu coração em todos os momentos.
Faz-me sentir sábia com seus ensinamentos.
No acaso da vida, este poeta fui conhecendo
E cada dia admirando-o, e a amizade fui cultivando
E pintando esta afeição com cores e flores
Para declarar a minha grande admiração.
Poeta Marcial Salaverry
Você é uma riqueza de emoção
Que eu guardo em meu coração !
* * *
"Quem não sabe poetar,
homenageia formatando!
Ao meu querido amigo Marcial,
meus parabéns por esta linda e justa homenagem,
dos seus amigos poetas!
Ju(Friend)
Este meu amigo Friend é com certeza um amigo muito especial.
Desde meus primeiros passos na Internet, em 2001,
ele tem enfeitado meus textos com sua arte maravilinda.
E agora, faz-se presente, o que agradeço com meus abraços fraternopoeticos,
estendendo esse abraço a todas minhas queridas amizades.
Ósculos e amplexos,
Marcial"
* * *
MARCIAL
Sandra LC Perazzo

Marcial, amigo de tantos anos,
quase nada me restou para falar...
Por isso, só posso parabenizá-lo.
Só quem desperta o afeto, o respeito e a amizade
é capaz de receber tanto carinho.
Tenho por você uma grande admiração,
não só pelos versos que faz,
mas principalmente
pela sua impecável postura virtual.
Homem do bem,
iluminado pelo amor que distribui,
traz como lema a poesia,
espalhando paz e esperança,
através da palavra de fé que anuncia.
Obrigada por caminhar comigo.

* * *

Ao querido amigo Marcial receba estes versos como nossa sincera homenagem
com um imenso abraço fraternopoético.

Elio Mollo
A ERA DO ESPÍRITO



Nenhum comentário:

Postar um comentário