FASCINANTE

30/07/2014

A Lição Que Nos Dá O Mar

Bem observando o mar, podemos perceber a grande
lição de vida que ele nos dá...
Vamos entender a importancia dessa lição, e bem absorve-la...
Ósculos e amplexos,
Marcial
******
 Por ser como é, e a importância que exerce em nossa vida, o mar é algo que sempre fascinou o ser humano. Desde tempos imemoriais, sempre o grande desafio para o homem foi "vencer" o mar. Vã tentativa, pois o mar é invencível. Pode ser transposto, pode ser atravessado, pode ser poluído, pode ser explorado, mas vencido nunca. Quando se enfeza, nada o segura.
Para tentar explicar a grandeza do mar, dentro da lógica, podemos dizer que nós é que somos pequenos ante sua grandeza, mas a explicação pode ser bem outra, e essa é a grande lição que nos dá nosso amigo mar. Vejamos o que nos diz nosso sábio guru L'Inconnu:
"A grande verdade é que o mar é grande, porque se coloca um pouco abaixo do nível dos rios a fim de recebê-los, e crescer com o volume que eles trazem..."
Diante dessa verdade, que é totalmente lógica, podemos tirar uma enorme lição de humildade que nos é dada todos os dias pelo amigo Mar, e precisamos saber bem analisar a profundidade desse pensamento, eis que quanto mais nos dispusermos a aceitar e receber as lições que a vida nos oferece todos os dias, mais poderemos crescer interiormente, desenvolvendo nosso espírito e nossos conhecimentos.
E certamente a conclusão mais sábia que poderemos ter sobre nossos conhecimentos, é o fato de que eles nunca serão absolutos, e assim, sempre deveremos receber novos rios para que possamos nos desenvolver tanto espiritual, como intelectualmente, sempre entendendo que por menor que seja o rio, sempre aumentará nosso volume. Nenhum conhecimento, por mais insignificante que pareça, deverá ser desprezado.
Muitas vezes crianças nos dizem coisas às quais não damos atenção. Por vezes são pequenos alertas sobre algo que acaba passando despercebido. Era só um riacho, mas trazia alguma coisa, um pouco mais de água para aumentar nosso volume.
O mar, portanto, é maior lição de humildade que a natureza nos oferece, pois cresceu até atingir proporções quase imensuráveis, graças as pequenas ajudas recebidas. Ele não rejeita nada. É orgulhoso de sua força e poder, mas é humilde o suficiente para aceitar as contribuições que os rios lhe trazem, e não tem preconceito algum sobre a origem dessas muitas "ajudas", sejam rios de águas límpidas ou barrentas, poluídos ou não.
Vamos encarar a coisa sob esse prisma, passando a ver com outros olhos os pequenos favores que nos são prestados por pessoas humildes, pequenos riachos, aos quais sequer damos atenção, mas que vão nos possibilitando aumentar nosso cabedal de conhecimentos.
Por vezes escutamos coisas surpreendentes das pessoas mais inesperadas. Uma observação feita por alguém "sem importância", pequenas atitudes que observamos, podem encerrar lições de vida, e sempre serão mais um riacho que podem nos fazer repensar algo em nossa vida.
É isso aí crianças, descobri porque amo o Mar. Não só porque faz parte do meu nome, mas sim porque é um grande exemplo de sabedoria e humildade, e justamente por isso, não se incomoda em que aproveitemos essas dicas para repensar nossa vida, aproveitando esse grande ensinamento, sempre algo que poderá permitir fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA
Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário