FASCINANTE

02/10/2013

A Perfeita Parceria

O que realmente dá vida a um relacionamento, é haver
um entendimento que possibilite haver uma perfeita
parceria entre ambos.
Osculos e amplexos,
Marcial
******
                                      
 Nem sempre em um casamento os conjugues são perfeitos parceiros. Na verdade, existem diversas maneiras para que um casamento seja considerado perfeito. Há que se considerar ainda que nos dias de hoje, basta que os parceiros vivam juntos para que possam se considerar casados, mas, modernismos à parte, vamos considerar o que pode ser chamado de casamento perfeito.

Na teoria, é aquele casal que mantém um relacionamento estável, que vive junto, sem maiores brigas ou discussões.  Mas será que vivem bem, ou apenas mantém as aparências, ostentando uma fachada de amor e carinho, mas no recesso do lar não é bem assim. Podem existir insatisfações sufocadas, e estas são as mais perigosas, pois quando vem à tona, arrasam com tudo, e assim, nem sempre o fato de estarem juntos, quer dizer que exista ainda o mesmo carinho, o mesmo amor que havia no início do relacionamento...

Existem alguns fatores que podem determinar essa espécie de cisão interna, e um deles ocorre quando uma das partes (geralmente a mulher), sofreu uma espécie de amputação de sua personalidade, para ser adaptar à personalidade de seu companheiro.  Essa anulação, sendo mantida por muitos anos, poderá causar muitos problemas para o futuro.

Certamente são coisas que fazem pensar que nem sempre é possível dar tudo certo, e para que isso aconteça nem sempre é preciso que a união seja oficializada, mas sim, há que se entender que ambos tem que se encaixar, precisam entender que é uma parceria, e será uma real parceria, quando os dois tiverem os mesmos direitos, e as mesmas obrigações.

Casar como a palavra já diz, é um casamento, uma junção, mas como somos seres humanos, é difícil haver um encaixe perfeito. É preciso haver uma adaptação entre ambos, sendo preciso  saber cortar as arestas, ajustar-se, adequar-se um ao outro, e só assim haverá o encaixe... 

E com muito amor, carinho, amizade, cumplicidade com certeza estas duas peças, homem e mulher, vão se casar de verdade. Assim, dificilmente vão se separar, mas o que acontece é que  muitas vezes o homem se esquece de fazer sua parte, obrigando a mulher a adequar-se à vida dele, fazendo com que   ela fique completamente podada, omitindo sua personalidade, para se encaixar na vida dele  como uma luva, e isso não é nada interessante.

Ocorre que um dia ela se cansa por algum motivo, e infidelidade é um deles.  Então se rebela, quer começar a ter também seus direitos, e viver sua vida, e ele fica perguntando “o que poderá estar faltando pra você?  Você tem tudo que uma mulher precisa" .... Mas não é assim. Podemos ter o que precisamos materialmente, mas e o carinho? O direito à vida? O respeito pela condição humana? Onde fica isso?

O triste é chegar à conclusão de que essa é a verdade, e a reclamação que acontece é essa: "Depois que me amoldei à vida dele, me anulei completamente".  E essa é uma reclamação que acontece mais do que se pensa, por causa do pensamento machista de que "o homem tudo pode", e a mulher sempre deverá ser a tradicional "Amélia, que era a mulher de verdade", e existe a relutância em aceitar que ela deseje mais respeito e mais direitos.

Infelizmente essa maneira machista de pensar ainda predomina, e o homem não percebeu ainda que ele tem mais condições de ser homem caminhando lado a lado com a parceira, do que a subjugando, seja pelo físico, seja pelo financeiro.  É muito mais interessante e gratificante, termos a nosso lado uma companheira que está conosco por nos amar com sentimento, com carinho, dentro de sua personalidade, do que termos alguém que vive conosco, por não sentir-se em condições de viver sozinha, ou então por causa dos filhos, ou mesmo apenas por aquele velho e superado conceito do “ruim com  ele, pior sem ele”.  

Sempre é tempo de rever velhos conceitos, de uma adaptação à vida. É preciso haver basicamente um respeito mútuo entre os parceiros. Não pode e nem deve haver aquela sensação de predomínio, do "quem manda em casa."
Uma das expressões mais rançosas que sempre escutei maridos machistas falarem, foi a tradicional: “Mulher minha não faz isto ou aquilo... Só faz o que eu quero.”

Um dia a casa cai, crianças, e quando a “mulher tua” acordar, as consequencias poderão ser desagradáveis, pois aí então ela será apenas dela...

Esperando que uma abertura de pensamento possa trazer alguma luz, abrindo margem para algum entendimento, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário