FASCINANTE

17/03/2013

Bom Senso e Compreensão, Facilitam A Convivência


Por que por vezes é tão dificil usar-se bom senso e compreensão?
São fatores que podem facilitar muito a convivencia,
principalmente em relacionamentos duradouros...
Osculos e amplexos,
Marcial
********

Infelizmente, chega-se facilmente à conclusão de que uma das coisas que mais falta no mundo, é algo chamado de "COMPREENSÃO". Parece que é artigo já em extinção. Quase ninguém sabe o que é, assim como o tal do "BOM SENSO"...
Por causa disso, dificilmente aceitamos os erros de alguém, mas queremos que os nossos sejam entendidos e desculpados. Afinal, nunca erramos, apenas nos equivocamos. Os outros é que cometem erros, e erros sempre lamentáveis.
E isso acontece amiúde, principalmente na vida conjugal. Os erros acontecem de ambas as partes, e dificilmente uma aceita e compreende o que a outra faz, e esse clima do "voce está errado (a)", é algo que atrapalha e muito a vida conjugal.
Antigamente, quando a maioria dos casamentos era "arranjada", ou que os noivos não tinham oportunidade de se conhecer intimamente, era perfeitamente explicável que as pessoas se casassem sem conhecer os hábitos domésticos, sem conhecer como seria a parceria que lhe era arranjada...
Acontece que as mulheres eram "treinadas" para obedecer. Sua função era unicamente cuidar da casa, e os maridos podiam levar a vida que quisessem fora do lar, e isso faciitava a convivencia, pois cada um vivia a vida como podia...
A coisa se modificou e agora as mulheres já tem uma vida participativa, e, claro, fazem suas cobranças. Querem sua liberdade. Querem seus direitos. Temos que convir que elas estão com a razão.
Acontece que o artigo compreensão está em falta e está faltando diálogo em casa. Existem muitas cobranças de parte a parte. E essa pressão causa desentendimentos, por vezes sérios.
Meu querido amigo L'Inconnu nos deixou mais uma de suas frases lapidares, vejam:
"O fio da vida não afrouxaria se não o molhassem algumas lágrimas, e se este fio estiver esticado demais não suporta a pressão porém, também é verdade que  muita lágrima jamais precisaria ser chorada, se houvesse um pouco mais de amor em tantos corações que nunca souberam compreender..."
Realmente, a mensagem passada é fantástica. Uma das coisas que mais afrouxam os laços de uma união, são as lágrimas derramadas devido a brigas provocadas, geralmente  por desentendimentos que poderiam ser evitados com um tantinho de bom senso e compreensão.
Quantas vezes pequenas coisas provocam discussões que se desenvolvem e acabam em grandes brigas, com desaforos trocados de parte a parte, por vezes levando um casal a uma situação irremediável. E se for procurar o cerne da briga, foi uma bobagem, que com um pouco de boa vontade teria sido contornada.
A cada desinteligência, mais o fio se estica, até que chega uma determinada hora em que ele se rompe, e acontece então o fim de tudo. Tivesse havido um pouco de compreensão, um pouquinho só de bom senso...
Principalmente porque muitas pessoas no aceso de uma discussão, dizem muita coisa pesada. Insultos são trocados. Mágoas são colocadas para fora. E essa é a situação que deve ser evitada, pois até mesmo separações irremediáveis devem acontecer em clima de compreensão.
Se ambos chegaram à conclusão de que a vida em comum não mais é possível, é muito melhor chegar-se a um termo amigável do que a discussões intermináveis. Diga-se de passagem, situação que é apreciada apenas por advogados...
E nesta época em que a incompreensão está levando o mundo a uma situação tremendamente caótica, é que se pode chegar à conclusão de que está tudo errado.
Talvez o Amigão tenha chegado à conclusão de que não temos mais jeito, e vai começar tudo de novo, em novas bases. Talvez deixando a semente da compreensão bem plantada para que não se faça as mesmas besteiras, ou então, usando um barro de melhor qualidade...
É nessa esperança que desejo a todos UM LINDO DIA.

 Marcial Salaverry


Nenhum comentário:

Postar um comentário